(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Situação segue crítica em Valadares e preocupa autoridades

Nos últimos dois dias, Boletim Epidemiológico registrou nove mortes por COVID-19 na cidade; ocupação de leitos UTI COVID-19 na rede particular continua em 100%


07/12/2020 21:35 - atualizado 07/12/2020 21:53

Os pacientes suspeitos de estarem com a COVID-19 fazem seus testes na Policlínica Municipal, em Governador Valadares(foto: Juninho Nogueira Divulgação)
Os pacientes suspeitos de estarem com a COVID-19 fazem seus testes na Policlínica Municipal, em Governador Valadares (foto: Juninho Nogueira Divulgação)
A situação de Governador Valadares em relação à COVID-19 continua preocupante. De domingo (6/12) pra segunda-feira (7/12) ocorreram nove mortes de pacientes com a doença. O número de novos casos nos dois dias foi de 67. A ocupação de leitos UTI COVID-19 SUS baixou. O Boletim Epidemiológico desta segunda-feira registrou 72,4% de ocupação. Esses mesmos leitos nos hospitais particulares continuam com 100% de ocupação.

Para conseguir vaga em UTI COVID-19, o paciente que reivindica tem de esperar a recuperação de um paciente internado nesse setor, ou com uma vaga que surgiu em função da morte de um internado. 

Foi o que aconteceu no domingo. Uma família de Resplendor passou a semana tentando vaga de UTI em Governador Valadares para Edson de Oliveira Vigo, 59 anos, que estava internado no Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Resplendor, com sérios problemas respiratórios causados pela COVID-19.

A família tentou de todas as formas a transferência do paciente até no domingo à noite, apelando para o prefeito de Resplendor, Diogo Scarabelli (PP), para a deputada estadual Celise Laviola (MDB) e lideranças políticas de Governador Valadares. Não havia como ajudar, porque não havia vagas. Com as mortes ocorridas no domingo, finalmente, na segunda-feira, Edson Vigo foi internado.


Alerta vermelho


Na sexta-feira (4/12), a Prefeitou  de Governador Valadares publicou decreto suspendendo, a partir de quarta-feira (9/12), o agendamento e a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos nas instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), filantrópicos ou privados credenciadas ao SUS, exceto as cirurgias oncológicas, cardiovasculares, hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e os procedimentos cirúrgicos de trauma-ortopedia de urgência encaminhados ao Hospital Municipal via SUS-Fácil na rede contratualizada ao Sistema Único de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a suspensão dos procedimentos eletivos foi uma precaução devido ao aumento do número de casos e internação. Para evitar o colapso total na rede hospitalar de Governador Valadares.

Assim que estabilizar a situação “epidemiológica x internação”, segundo a SMS, vai retomar com os procedimentos e os pacientes agendados serão remarcados. “É importante destacar que para estabilização da situação epidemiológica é necessário o esforço de todos”, informou a SMS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)