(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAPITAL MINEIRA DA SELARIA

Curso ensina ofício de selaria para novas gerações

Tradição existe em Dores de Campos desde 1835. Procura por produtos de montaria aumentou durante a pandemia


07/12/2020 16:09 - atualizado 07/12/2020 17:20

Jovens apreendem o oficio da selaria em Dores de Campos(foto: Sebrae Minas/divulgação)
Jovens apreendem o oficio da selaria em Dores de Campos (foto: Sebrae Minas/divulgação)
 Dores de Campos, cidade de 10,2 mil habitantes, situada no Campo das Vertentes, é considerada a capital mineira da selaria. O ofício secular da produção das selas e acessórios de montaria está sendo repassado para novas gerações por meio de um curso, durante a pandemia do novo coronavírus, quando foi registrado também o aumento da procura pelos produtos.

 

Foi implantado em Dores de Campos o Projeto Jovens Seleiros, que tem como objetivo a formação de novos profissionais para o setor. O curso de confecção de selas e arreios, iniciado em outubro, prossegue até o final de janeiro, com a participação de 15 adolescentes, alunos do ensino médio (segundo e terceiro anos) da Escola Estadual Duque de Caxias. Em abril de 2021, deverão ser iniciadas as aulas da segunda turma do curso.   

 

O projeto Jovens Seleiros é desenvolvido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Escola Estadual Duque de Caixas e a Selaria Merson Couros. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos jovens uma oportunidade de emprego e renda e combater a evasão escolar.

A proposta também visa manter a tradição de produção de selas, que surgiu na cidade entre 1835 e 1840, de acordo com registros históricos.

 

Além de formar profissionais capacitados para atuar nas selarias locais, o curso objetiva promover a cultura empreendedora entre os jovens o desenvolvimento socioeconômico do município.

Os alunos participaram de aulas de empreendedorismo,  orientadas por instrutores e analistas do Sebrae Minas. As aulas práticas sobre ofício de seleiro são ministradas por profissionais que atuam no ramo no município.

 

Durante a capacitação, são adotados todos cuidados preventivos contra a transmissão do coronavírus, com o uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e respeitado o distanciamento. 

 

Aumento da procura durante a pandemia

 

Considerada a Capital Mineira da Selaria, Dores de Campos tem cerca de 170 empresa do ramo. A atividade de selaria é responsável por absorver 75% dos trabalhadores do município. As selas e acessórios de montaria são exportados e enviados para todo o país.

 

Durante a pandemia do novo coronavirus (COVID-19), houve o aumento da procura pelos produtos das selarias, já que muitas pessoas têm buscado praticar atividades ao ar livre e fora das aglomerações. As empresas da cidade passaram a enfrentar a falta de mão de obra especializada para aumentar a produção e atender todos os pedidos. 

 

A analista do Sebrae Minas Kenia Floret salienta que o projeto Jovens Seleiros foi criado com objetivo de suprir essa demanda. “Não existe hoje um curso profissionalizante para seleiros no município. Nosso objetivo é gerar mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, incentivar os jovens a continuarem os estudos ou voltarem para a escola. A cidade nunca produziu tanto e agora, mais do que nunca, precisa de novos profissionais qualificados”, afirma Kenia.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)