Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Chuva a caminho: semana começará quente e abafada, mas previsão é de virada no tempo

Chegada de frente fria combinada com zona de convergência provocará chuvas em todo o estado a partir de quarta-feira (2/12)


30/11/2020 11:06 - atualizado 30/11/2020 11:21

Manhã ensolarada na Praça da Assembleia, na Zona Sul da capital(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Manhã ensolarada na Praça da Assembleia, na Zona Sul da capital (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
A semana promete virada no tempo em BH e em todo o estado. Para esta segunda-feira (30/11), a previsão ainda é de tempo quente e abafado na capital; para os próximos dias, entretanto, a chegada de uma frente fria deve provocar chuvas em praticamente todas as regiões de Minas Gerais.

O início da semana ainda será marcado pela atuação de uma massa de ar seco e quente sobre Minas Gerais. A segunda-feira deverá ser de céu claro a parcialmente nublado e sem chuvas na capital; a mínima foi de 16°C e a máxima prevista é de 30°C.

O cenário muda, entretanto, ao longo da semana. "A frente fria chega ao estado na quarta-feira (2/12) e a tendência é que ela provoque chuvas", esclarece Cleber de Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
 
 
Já há previsão de chuvas para terça-feira (1/12), no final do dia. "Ainda estamos com a atuação da massa de ar seco, que bloqueia a chegada da frente fria. Entretanto, ela deve quebrar esse bloqueio e provocar chuvas e quedas na temperatura", completa.

A terça ainda será de tempo quente, com termômetros entre 17°C e 31°C. As chuvas e as quedas na temperatura devem chegar a partir de quarta, com o avanço da frente.

"Sempre que uma frente está aproximando as temperaturas sobem muito. Depois, traz nebulosidade intensa, que provoca chuvas, cobre o sol e faz as temperaturas declinarem", explica o meteorologista.

A previsão é de chuvas intensas em todo o estado sem trégua até a quinta-feira da semana que vem (10/12). "Será criada uma zona de convergência do Atlântico Sul, quando a frente fria estacionária se encontra com o transporte de umidade da Amazônia. Isso tende a termos dias consecutivos de chuva", diz.

Em Minas


Para esta segunda-feira só há chances de chuvas para o Sul de Minas e o Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A mínima no estado hoje foi de 14°C, no Sul, e a máxima deve chegar aos 37°C, no Triângulo. 

Até quarta-feira 2/12), no entanto, o avanço da massa de ar já deve atingir o Centro-Sul mineiro e o Triângulo. Até o final de semana, as pancadas já atingirão todo o estado de forma contínua até, pelo menos, o dia 10 de dezembro.

"Volume de chuvas muito intenso principalmente de sexta-feira (4/12) em diante. Dezembro é o mês mais chuvoso em Minas Gerais", analisa Souza. Embora não haja uma previsão quantificada concreta, há chances de chuvas de até 100mm nos próximos dias - que podem ser consideradas extremamente fortes. 

*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade