(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PASSADO E PRESENTE

No tricentenário de Minas, área da saúde será homenageada em Caeté

O ato do tricentenário da autonomia política e administrativa de Minas, das 9h às 11h30, será no Memorial dos Emboabas, em frente da Matriz do Bom Sucesso, com número restrito de pessoas


30/11/2020 06:00 - atualizado 30/11/2020 07:18

Um dos pontos altos nos eventos de 300 anos da Capitania de Minas será em Caeté, em ato na quarta-feira(foto: Prefeitura de Caeté/Divulgação)
Um dos pontos altos nos eventos de 300 anos da Capitania de Minas será em Caeté, em ato na quarta-feira (foto: Prefeitura de Caeté/Divulgação)

Os profissionais de saúde, em ação para salvar vidas durante a epidemia do novo coronavírus, serão os grandes homenageados na comemoração dos 300 anos da criação da Capitania de Minas, na manhã de quarta-feira, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura local, serão respeitados os protocolos sanitários para evitar aglomeração e risco de transmissão do vírus da COVID-19. O ato do tricentenário da autonomia política e administrativa de Minas, das 9h às 11h30, será no Memorial dos Emboabas, em frente da Matriz do Bom Sucesso, com número restrito de pessoas.

 

Em Minas, estão programadas várias atividades a partir de amanhã para celebrar a data, a exemplo de lançamento de livros, palestras on-line e seminários virtuais. Em Caeté, a celebração será feita em pareceria com a Associação das Cidades Históricas e municípios do Circuito do Ouro.

 

Um dos pontos importantes será para lembrar a Guerra dos Emboabas (1707-1709): no distrito de Morro Vermelho, a seis quilômetros do Centro de Caeté, ocorreu a primeira eleição direta para governador das Américas, Manuel Nunes Viana (1670-1738), à revelia da coroa portuguesa. "Não se pode falar sobre a história de Minas sem destacar a Guerra dos Emboabas", diz o secretário Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio, Marcos Luciano de Figueiredo.

 

Na programação, haverá a leitura do alvará datado de 2 de dezembro de 1720, assinado pelo rei de Portugal, dom João V (1689-1750), que especifica a delimitação do território da Capitania de Minas, a organização administrativa e as questões jurídicas, seguindo-se a entrega à comunidade de um pelourinho restaurado. O monumento é em pedra de cantaria fica em frente a uma edificação onde, no período colonial, funcionou a Casa de Câmara e Cadeia.

 

Os moradores de Caeté terão de volta, no dia 2, a Capela do Cordão de São Francisco, do final do século 18, que foi restaurada e se encontra fechada há 10 anos. Da cerimônia cívica e cultural consta ainda a apresentação de trabalho em arte digital sobre a Capela do Rosário, localizada em Morro Vermelho. Além de templo de religiosidade, se transformou em ícone local e remete aos tempos da Guerra dos Emboabas.

 

 

História


Um dos destaques da história de Caeté está na Guerra dos Emboabas. No início do século 18, os paulistas, descobridores das minas, estavam estabelecidos nos arraiais que iam de Caeté a São João del-Rei. Atraídos pelas riquezas, os emboabas, grupo formado por portugueses, baianos e pernambucanos, também chamados de reinóis e forasteiros, chegaram em massa, invadindo a área e revoltando os pioneiros. A disputa pelo ouro e pelo poder – em torno dos principais cargos e postos da administração montada na região – levou a conflitos armados e à escolha, em 1707, de um emboaba para governador, à revelia da coroa portuguesa. Não há precisão sobre o número exato de mortos e feridos, mas os pesquisadores têm uma certeza: a guerra abriu caminho para uma série de levantes, como a Sedição de Vila Rica (1720), a Inconfidência Mineira (1789) e para a criação das primeiras vilas do ouro. Além disso, gerou um clima de “rebeldia”, aprendizado da luta política e endurecimento das relações entre a colônia e a metrópole.

 

 

A agenda dos 300 anos

 

Amanhã

10h – Webinário Tradição e modernidade: As reinvenções criativas da arte em Minas Gerais

 

Quarta-feira

9h às 11h – Em Caeté, cerimônia cívica no Memorial dos Emboabas

 

10h – Palestra Minas Gerais no imaginário setecentista: entre o sonho e o pesadelo (transmissão pelo canal virtual do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais)

 

10 de dezembro

Lançamento do livro Orbe e encruzilhada, da Editora UFMG

 

16 de dezembro

Lançamento do livro Minas Gerais 300 anos, no Palácio das Artes 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)