(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Em caráter 'experimental', Coronel Fabriciano retoma aulas presenciais nesta segunda (23)

A Secretaria de Governança Educacional explicou que a retomada tem respaldo da lei e está sendo executada em caráter experimental, seguindo os protocolos contra a COVID-19


23/11/2020 09:13 - atualizado 23/11/2020 10:54

Segundo a prefeitura, todos os protocolos para o enfrentamento do novo coronavírus estão sendo tomadas nas escolas de Fabriciano(foto: PMCF/Divulgação)
Segundo a prefeitura, todos os protocolos para o enfrentamento do novo coronavírus estão sendo tomadas nas escolas de Fabriciano (foto: PMCF/Divulgação)
A volta às aulas presenciais em Coronel Fabriciano começou nesta segunda-feira (23) para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A secretaria de Governança Educacional, explicou que a volta às aulas presenciais acontece em caráter experimental, com rodízio de alunos e aulas às segundas, quartas e sextas-feiras para um determinado grupo e às terças e quintas-feiras para outro grupo, invertendo a ordem na semana seguinte. 

Os diretores das escolas da rede municipal de ensino, que mantêm o contato com os alunos desde o início da pandemia do novo coronavírus, serão os responsáveis por convocá-los, obedecendo o calendário de turmas estabelecido pela SGE. 

O Secretário de Educação, Carlos Alberto Serra Negra, pediu um voto de confiança aos pais e ressaltou que as escolas são um ambiente seguro para as crianças. “Nós temos muitas crianças nas ruas que podem estar se contaminando ao passo que dentro das escolas elas estarão protegidas pelas barreiras que criamos, inclusive no horário de recreio com refeições escalonadas. Não haverá tumulto nas escolas”, disse. A princípio, não houve manifestação contrária dos pais e lideranças comunitárias.

O retorno às aulas em Coronel Fabriciano, de acordo com a SGE, foi discutido junto com o Conselho Municipal de Educação, diretores e vice-diretores dês escolas desde o início da pandemia. Todas as medidas preventivas para a não propagação e contaminação do novo coronavírus estão sendo tomadas, visando preservar servidores e alunos, ofertar segurança aos pais e garantir a saúde de toda a comunidade escolar.

Na próxima semana, retornarão às aulas cinco escolas que oferecem ensino do 6º ao 9º anos. EM Argeu Brandão, EM Paulo Franklin, EM Nicanor Ataíde, EM Maria das Graças Ferreira, EM Maria da Conceição Ataíde (Distrito de Cocais). As aulas presenciais na Educação de Jovens e Adultos/EJA (5ª a 8ª série) vão acontecer em três escolas: EM Argeu Brandão, EM Vereador Paulo Franklin e EM Raimunda Coura de Barcellos.
 
De acordo com o último boletim divulgado pela SES, Coronel Fabriciano acumula 89 mortes por COVID-19. O município registrou até agora 4.420 casos da doença. 

Respaldo jurídico


Em Fabriciano, as aulas foram suspensas no dia 17 de março, logo após a confirmação do primeiro caso na cidade. Em maio, o município tentou retomar as atividades, seguindo todos os protocolos, mas foi impedido por ação popular movida pela bancada da oposição na Câmara à época. Ação foi julgada em primeira instância, sendo revogada a tutela de urgência deferida, portanto, restaurando a vigência do decreto municipal que permitia o retorno as aulas.

Recentemente, o município também obteve decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) - Reclamação 42.591, de 10 de novembro – que devolveu a competência e autonomia do município para adotar decisões de políticas públicas na saúde independente do Estado de Minas Gerais.

Com o rodízio das turmas, os alunos poderão permanecer com o distanciamento recomendado dentro das salas. Todos os estudantes estão passando por medição de temperatura corporal antes de entrar na escola, utilizar álcool em gel e máscaras laváveis e reutilizáveis. O aluno que apresentar febre será encaminhado aos pais, com as devidas orientações e não poderá frequentar as aulas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)