(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: lojas de Valadares funcionam com atendimento na porta ou delivery

Governador Valadares entrou oficialmente hoje na onda vermelha do Plano Minas Consciente, com as lojas funcionando com atendimento na porta ou pelo sistema delivery


21/11/2020 14:17 - atualizado 21/11/2020 14:36

Comércio na Rua Esmeralda, na Vila Isa, funcionou de acordo com a orientação do MP e da onda vermelha(foto: Tim Filho)
Comércio na Rua Esmeralda, na Vila Isa, funcionou de acordo com a orientação do MP e da onda vermelha (foto: Tim Filho)
Os comerciantes e empresários de Governador Valadares vão seguir a lei e acatar a decisão do Minas Consciente, que incluiu a cidade na onda vermelha, e que só permite o funcionamento dos serviços essenciais. No entanto, conforme orientou o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do promotor de justiça, Randal Bianchini, os estabelecimentos comerciais não vão ficar de portas fechadas, mas obedecendo rigorosamente a lei estadual.

Os lojistas poderão vender por meio de aplicativos da internet e entregar os produto da venda ao cliente, na porta da loja. Ou entregar em domicílio, pelo sistema delivery. Assim, ao ficar de portas abertas, com a fita zebrada na entrada, o comércio minimiza o impacto de estar na onda vermelha.

Na entrevista coletiva realizada neste sábado (21), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, o promotor Randal Bianchini explicou que 'toda e qualquer atividade que possa ser realizada de forma remota, como ensino à distância, compras para retirada ou em formato delivery, sem fluxo e contato entre clientes, alunos e usuários, não está sendo alvo de qualquer restrição'. A explicação foi projetada em um telão para jornalistas e empresários lojistas.

O prefeito André Merlo (PSDB), candidato à reeleição, que ainda continua internado em um hospital em São Paulo, se recuperando da COVID-19, gravou um vídeo aprovando o entendimento entre o MP e os empresários. Em um trecho do vídeo ele diz: "Todo mundo sabe que sou a favor da flexibilização para o equilíbrio entre saúde e economia. Infelizmente, temos uma decisão judicial que nos obriga a seguir o Minas Consciente, mas graças a Deus chegamos a um bom termo e não haverá fechamento total. Teremos  a entrega no sistema delivery e no balcão e todo mundo vai ficar satisfeito."

Na manhã deste sábado, as lojas da Rua Esmeralda, no Bairro Vila Isa, periferia de Governador Valadares, adotaram o sistema, sem aglomeração. Os clientes chegavam à porta da loja, se posicionavam antes da fita zebrada colocada na entrada e retiravam suas compras.

No Boletim Epidemiológico de sexta-feira (20) foram registrados mais 91 casos confirmados de COVID-19, totalizando 9.635 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Mais duas mortes por complicações da doença foram registradas no boletim, totalizando 333 óbitos desde março de 2020. 

Outras 30 mortes estão sob investigação. A ocupação dos leitos UTI COVID-19 segue em alta. Os pacientes atendidos pelo SUS ocupam 89,60% dos leitos do Hospital Municipal e Hospital Bom Samaritano. Nos hospitais particulares, a ocupação está em 100% desde o início da semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)