
Segundo foi apurado pelos policias civis, os equipamentos eram usados na preparação de terreno para a construção de um parque de leilões. Segundo levantamento dos investigadores da Delegacia de Polícia Civil, em Brasília de Minas, responsável pela apuração, o crime aponta um prejuízo aos cofres públicos municipais estimado em R$ 5,8 mil, e poderia ter sido maior, caso não houvesse a intervenção da polícia.
O suspeito tentou se defender, apresentando cópia de lei municipal que prevê possibilidade de utilização do bem público em situações específicas, porém, os requisitos não foram preenchidos pelo secretário, que também é produtor rural.
Para que isso fosse permitido, deveria ter ocorrido uma contraprestação ao município, o que não ficou comprovado. Os policiais trabalham também nos indicativos de finalidade eleitoral.
Peculato significa crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública.
