(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Dia claro pode terminar em temporais; confira previsão do tempo para BH e Minas

Capital mineira terá temperatura máxima de 29ºC com possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento. Maior parte de Minas pode ter granizo


11/11/2020 08:36 - atualizado 11/11/2020 09:20

Belo Horizonte amanheceu com céu claro(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)
Belo Horizonte amanheceu com céu claro (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)
O dia que começou com sol quente pode terminar em fortes chuvas que devem prevalecer nos próximos dias. Nesta quarta-feira (11) a tendência é de pancadas de chuva e céu nublado, especialmente nas regiões Centro-Sul e Oeste do estado. A possibilidade de granizo atinge maior parte do mapa.

Por outro lado, o ar fica seco no Vale do Jequitinhonha e no Norte do estado. O aumento da nebulosidade no estado deixa as temperaturas diurnas em declínio, especialmente Centro-Sul e Oeste mineiro, mas ainda faz calor da ordem de 38ºC no Norte.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o instituto, as chuvas são causadas por áreas de instabilidade atmosférica que ganham força sobre Minas Gerais, devido a associação entre um sistema de baixa pressão, sobre o oceano, e o direcionamento do canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste.

Em Belo Horizonte a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento. A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 29°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.

Fique atento

O Inmet tem dois avisos meteorológicos ativos associados às chuvas em Minas. O primeiro é sobre a possibilidade de tempestade (de 30 a 60mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia), com rajadas de vento (de 61 a 99 km/h) e granizo em áreas isoladas da Zona da Mata. O aviso é válido até às 11h desta quarta-feira (11).

O outro alerta é para a ocorrência de chuvas intensas (de 20 a 30mm/h ou até 50 mm/dia), com rajadas de vento (de 40 a 60 km/h) e granizo em áreas isoladas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e regiões Central Mineira, Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Noroeste. O aviso tem validade até às 10h desta quarta-feira (11).

Ar seco

Nas partes mais altas do mapa mineiro os índices de baixa umidade do ar podem atingir níveis críticos, em torno de 30%, no período da tarde.

Previsão do tempo

Confira a previsão para os próximos dias de acordo com o Inmet:

Quinta-feira (12)

Minas Gerais: Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Rio Doce, Central Mineira e Noroeste. Demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.
  • Máxima: 37ºC
  • Mínima: 13°C

Belo Horizonte: Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
  • Máxima: 25ºC
  • Mínima: 19°C

Sexta-feira (13)

Minas Gerais: Céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Rio Doce, Central Mineira e Noroeste. Demais regiões, céu parcialmente nublado com chuva isolada.
  • Máxima: 35ºC
  • Mínima: 10°C

Belo Horizonte: Céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas.
  • Máxima: 25ºC
  • Mínima: 18°C

Sábado (14)

Minas Gerais: Céu encoberto com pancadas de chuva no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana, Rio Doce, Central Mineira e Noroeste. Demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
  • Máxima: 34ºC
  • Mínima: 9°C
Belo Horizonte: Céu encoberto com pancadas de chuva.
  • Máxima: 25ºC
  • Mínima: 18°C


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)