(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Santa Casa de Ouro Preto registra menor número de internações em enfermaria desde meados de outubro

Ocupação em leitos de UTI permanece alta. Microrregião está na onda vermelha segundo critérios da SES-MG


06/11/2020 15:06 - atualizado 06/11/2020 15:27

Ouro Preto permanece na onda verde
Ouro Preto permanece na onda verde (foto: Wikipedia/Divulgação )
Nesta quinta-feira (5), a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, cidade da Região Metropolitana de BH (RMBH), registrou o menor índice de ocupação de leitos de enfermaria desde 14 de outubro. O hospital é referência no tratamento de casos graves de COVID-19 na Microrregião de Ouro Preto, que também é composta pelas cidades de Itabirito e Mariana

Segundo os dados desta quinta=-feira (5), somente um paciente estava internado na enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto. Atualmente, a instituição possui sete leitos de enfermaria reservados para o tratamento da COVID-19. O pico de internações nos últimos 30 dias aconteceu no dia 24 de outubro, quando 4 pacientes estavam internados em leitos de enfermaria da Santa Casa. 
 

O secretário de Saúde de Ouro Preto, Paulo Xavier, comemorou os números da Microrregião. "Já há mais de 50 dias não registramos nenhuma ocorrência de óbitos em nosso próprio território", afirmou através de nota. "A taxa de ocupação de leitos também não tem sido preocupante", acrescentou o gestor. 

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Santa Casa de Ouro Preto se mantém alta. A menor taxa registrada nos últimos trinta dias foi de 70%, no dia 27 de outubro. Atualmente, nove dos dez leitos de UTI estão ocupados na instituição. 

Microrregião na onda vermelha 

Apesar de a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ter classificado a Microrregião de Ouro Preto na onda vermelha do Minas Consciente, o secretário de saúde de Ouro Preto reafirmou que a cidade continua na onda verde do plano. 

Segundo Paulo Xavier, o Plano permite aos municípios optarem por seguir a clasificação da Macrorregião ou da Microrregião de saúde. "Ouro Preto, desde o início, optou pela posição da Macrorregião, pois o estado tem elementos mais conclusivos sobre o cenário", esclareceu o secretário. Ao seguir a classificação da Macrorregião, o município se mantem na onda verde.  

O gestor ainda questionou a classificação dada pela SES-MG à Microrregião. "Apesar de reconhecermos a competência do estado sobre o assunto, nós de Ouro Preto, questionamos este enquadramento. Estamos aguardando explicações para elucidar esta classificação", disse. 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)