(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Eleições americanas ganham debates nas ruas de Governador Valadares

Nas ruas muitos debatem o futuro dos Estados Unidos, que interessa, e muito, à população de Governador Valadares e cidades do Vale do Rio Doce


03/11/2020 11:34 - atualizado 03/11/2020 13:31

Eler Pereira da Silva, lavrador de Santa Efigênia de Minas, defendia Biden hoje pela manhã, no centro de Valadares(foto: Tim Filho)
Eler Pereira da Silva, lavrador de Santa Efigênia de Minas, defendia Biden hoje pela manhã, no centro de Valadares (foto: Tim Filho)
Governador Valadares
está com os olhares voltados para os Estados Unidos. Ansiedade total pra saber quem vai vencer as eleições americanas: Donald Trump ou Joe Biden? Eis a questão. Na fila de espera para entrar na agência da Western Union, empresa multinacional que faz transferências de moeda estrangeira no Brasil e no exterior, a conversa das pessoas era sobre as eleições nos Estados Unidos. Simpatizantes de Trump e Biden estavam lá, de máscaras, ansiosos pela abertura da agência e debatendo a política internacional.

Eler Pereira da Silva, 35 anos de idade, e que morou em Michigan, EUA, durante 9 anos, disse que se pudesse votar, votaria em Joe Biden. “Republicano só quer fazer guerra, só gosta de guerra. A prova disso são aqueles dois, Bush Pai e Bush Filho”, disse. Eler se diz de direita, mas detesta Trump, que segundo ele 'é empresário bilionário que fez fortuna só Deus sabe como'.

Ele estava na fila para buscar dólares que parentes enviaram dos Estados Unidos. Mineiro de Santa Efigênia de Minas, no leste do estado, Eler disse que não pretende voltar aos Estados Unidos e prefere continuar trabalhando na roça.

Enquanto falava mal de Trump, Eler ouvia elogios ao atual presidente dos Estados Unidos, feitos pela esteticista Juliana Maria Alcântara Assis, de 41 anos. Para ela, a vitória de Trump vai resgatar a economia brasileira do buraco. “Trump é aliado de Bolsonaro e isso é muito bom para o Brasil”. Juliana estava na fila para receber euros, vindos de Portugal. Nunca foi aos Estados Unidos. Portugal ela conhece. “Portugal é comunista. Lá é uma tristeza. Tem gente que está lá e não tem dinheiro para o aluguel”, disse.

Dólares e Euros 


O contador Felipe Grossi Botelho, 35 anos, está ligado nas redes sociais acompanhando as eleições americanas. “Não creio que a reeleição de Trump mude muita coisa, mas se o Biden ganhar, com certeza teremos impactos na economia e relações com o Brasil, visto que o Bolsonaro apoia Trump”. Esse detalhe nas relações atuais entre Brasil e Estados Unidos, para ele, fazem a diferença.

Sobre as remessas de dólares para Valadares, o jornalista e mestre em comunicação, Rodrigo Lins, que mora em Orlando, Flórida, disse que são valores expressivos, conforme ele detectou em suas pesquisas sobre o assunto. Ele é autor do livro Internacionalize-se, que aborda a internacionalização de carreiras profissionais de brasileiros nos Estados Unidos. 

Para Rodrigo é uma questão complexa afirmar quem é melhor para o Brasil e para Governador Valadares, se Trump ou Biden, mas ele vê Valadares como cidade importante e famosa nos Estados Unidos, por causa da emigração e por ter milhares de imigrantes documentados e indocumentados vivendo por lá, especialmente na região da Flórida.

Sobre os valores das remessas, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, disse que existem estimativas que os imigrantes enviem mensalmente cerca de U$  14 milhões para Valadares. Lemos está acompanhando as eleições americanas “assim como todo o mundo”, disse.
 
Ele acredita que a eleição americana traz uma instabilidade emocional para muitas famílias valadarenses, por causa das notícias que colocam Trump com inimigo dos imigrantes e Biden com programas favoráveis a eles, especialmente os valadarenses. “Torço para que vença um candidato que mantenha a economia americana forte, porque assim, os nossos irmãos valadarenses que estão lá, vão continuar trabalhando e apoiando suas famílias aqui”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)