(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Circuito Liberdade ganha nova gestão e vai crescer para além da praça

Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais assume o famoso roteiro turístico de Belo Horizonte com perspectiva de expansão para atrair novos visitantes


29/10/2020 17:14 - atualizado 29/10/2020 17:52

Circuito Cultural Praça da Liberdade(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Circuito Cultural Praça da Liberdade (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O turismo e a cultura ganham fôlego e maior espaço em Belo Horizonte. Depois de receber o aval para a reabertura de equipamentos culturais, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) anunciou, nesta quinta-feira (29), a ampliação do perímetro de atuação do Circuito Liberdade. A intenção agora é que, para além do entorno da Praça da Liberdade, o projeto abrace também outros espaços do cenário cultural dentro da Avenida do Contorno.

Antes, o circuito cultural era gerido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O decreto com as mudanças deve ser publicado nesta sexta-feira (30). “A intenção é dar uma cara de desenvolvimento econômico trazendo o turista pra perto. Dentro do circuito tem alguns equipamentos vazios, a ideia é colocá-los na iniciativa privada”, explicou Bernardo Silviano Brandão, secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo do estado.

Em evento durante esta tarde, a Secult também assegurou que, em parceria com a Cemig, a decoração de Natal deve ser lançada em 2 de dezembro, juntamente com o projeto “300 anos de Minas”, que deve se estender até 2021. A intenção dessa congruência entre cultura e turismo é movimentar a economia mineira.

Essa perspectiva busca estender o Circuito para onde a cidade concentra maior potencial de financiamento. “A ideia central é juntar as potências econômicas, sobretudo os que estão no Centro de BH”, conta o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que explicou que o desejo da pasta é que o circuito abra toras para outros locais, como Pampulha, Inhotim e cidades históricas do estado.

Circuito Liberdade ganha nova gestão(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Circuito Liberdade ganha nova gestão (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


“A gente espera que o circuito não se feche, mas seja capaz de abraçar o estado como um todo. Que possamos explicar o produto que Minas Gerais tem”, acrescentou Leônidas. Segundo o secretário, a Secult firmou um convênio no valor de R$ 3 milhões para iniciar a promoção do projeto “Minas para o mundo”, que será construído de três etapas para posicionar Minas no mercado internacional.

A primeira fase é a “Minas para Minas”, que engloba os projetos atuais. Em dezembro, inaugura-se o “Minas para o Brasil” e, no ano que vem, finalmente ao Mundo. As datas ainda não foram estabelecidas pois vão depender do comportamento da pandemia da COVID-19 no estado.

Circuito Liberdade em números

Em 2019, o Circuito Liberdade recebeu 2,5 milhões de visitantes, uma média mensal de 205 mil pessoas. Em outubro de 2019, mês em que as programações são pensadas para o público infantil, os espaços culturais do Circuito Liberdade receberam, juntos, 235 mil visitantes.

Dentre os equipamentos culturais em funcionamento, nove são geridos diretamente pelo Governo do Estado e os outros funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.

Equipamentos públicos sob a gestão do Estado
  1. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
  2. Palácio da Liberdade
  3. Arquivo Público Mineiro
  4. Museu Mineiro
  5. Centro de Arte Popular 
  6. Cefart Liberdade
  7. BDMG Cultural
  8. Espaço Cultural da Escola de Design UEMG
  9. Iepha – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Prédio verde)

Equipamentos sob gestão de parceiros
  1. Espaço do Conhecimento UFMG
  2. MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  3. Memorial Minas Gerais Vale
  4. Centro Cultural Banco do Brasil
  5. Casa Fiat de Cultura
  6. Academia Mineira de Letras
  7. Centro Cultural Minas Tênis Clube


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)