(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Pedro Teixeira é a única cidade livre do coronavírus na Zona da Mata

Apenas três cidades em Minas Gerais ainda não registraram casos confirmados de COVID-19


27/10/2020 17:11 - atualizado 27/10/2020 17:53

Cidade tem apenas 1.800 habitantes e boa parte trabalha na área rural
Cidade tem apenas 1.800 habitantes e boa parte trabalha na área rural (foto: Reprodução/SES-MG)
O município de Pedro Teixeira, na Zona da Mata mineira, ainda não registrou casos de COVID-19 desde o início da pandemia, em março. Em Minas, dos 853 municípios apenas três estão nessa condição.
Longe dos grandes centros, com apenas 1.806 habitantes, a pequena cidade fica a 60 quilômetros de distância de Juiz de Fora - cidade polo da região. 

Pedro Teixeira não aderiu ao programa Minas Consciente do Governo de Minas, que estabelece protocolos em ‘ondas’ para as retomada gradual das atividades. Porém, o município seguiu as diretrizes - por meio de decretos municipais - para evitar a disseminação da COVID-19.

De acordo com a Secretária de Saúde, Helen de Oliveira, desde 18 de março, a cidade vem adotando medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. As aulas estão suspensas nas duas escolas, o uso de máscaras é obrigatório e o comércio foi fechado.

‘Eu acredito que, por termos apenas 1.800 habitantes e Pedro Teixeira ser uma cidade pequena, a gente acaba tendo contato direto com a maioria da população, então fica mais fácil de cobrar e passar informações. Também tem a questão do município ter uma população mais idosa, que mora na zona rural, isso ajudou a ter isolamento social e dar um bom resultado. A população aceitou bem as regras de protocolos. Acho que isso foi crucial para evitar a contaminação’, detalha Helen. 

Quem mora em Pedro Teixeira, tem como principal  fonte de trabalho a Prefeitura; seja como servidor ou prestador de serviços. Além disso, o trabalho na zona rural - pecuária de corte e leiteira - é o segundo meio de sustento das famílias. 
 
Assim como Pedro Teixeira, o município de Cedro do Abaeté, na Região Central e São Thomé das Letras, ao Sul de Minas, 
não apresentam casos confirmados de COVID-19 em Minas Gerais.
 


De acordo com último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, publicado nesta terça-feira (27), 850 municípios mineiros contabilizam 351.033 casos confirmados de coronavírus e 8.789 mortes.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)