(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENSINO

Resultado do Enade coloca cursos da UFLA entre os melhores do Brasil

Dos 12 cursos avaliados no Enade, a Ufla, no Sul de Minas, obteve nota máxima em 11; além do tradicional curso de agronomia, outros três recentemente implantados também tiveram destaque


24/10/2020 12:18 - atualizado 24/10/2020 14:19

A Universidade Federal de Lavras ganha notoriedade entre novos cursos de engenharias, além da tradicional Agronomia pioneira no país.(foto: Ufla/Divulgação)
A Universidade Federal de Lavras ganha notoriedade entre novos cursos de engenharias, além da tradicional Agronomia pioneira no país. (foto: Ufla/Divulgação)

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, conseguiu um importante resultado, ficando entre as melhores instituições de ensino do Brasil. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, 12 dos 11 cursos avaliados conquistaram nota quatro ou cinco, as mais elevadas do exame.

O resultado foi divulgado esta semana pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Ufla foi inaugurada em 1908, sendo uma das escolas pioneiras nos estudos da agronomia no Brasil. No início era Escola Agrícola de Lavras, depois passou para Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e, em 1994, a instituição tornou-se universidade. Não se espanta que o tradicional curso de agronomia (nota cinco) obtém as melhores pontuações a cada ano. 

Porém, no Enade 2019, outros cursos recém implantados na instituição também tiveram destaques com notas máximas. Participaram do exame estudantes dos cursos de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias e arquitetura e urbanismo. Na UFLA, foram avaliados 12 cursos; desses, três foram implantados recentemente na Instituição: engenharia civil (nota 5), engenharia mecânica (nota 4) e engenharia química (nota 5). 

“É com alegria que recebemos esse resultado e, confirmamos, mais uma vez, que estamos no caminho certo. É muito satisfatório ver avaliações tão elevadas, inclusive de cursos recentes. Significa que todo o investimento feito na contratação de professores, na infraestrutura, na compra de equipamentos valeu a pena e conduziu ao resultado esperado: estudantes bem formados. Isso faz parte da tradição de excelência da UFLA, sempre continuaremos trabalhando para que nossos cursos alcancem a avaliação máxima nos indicadores”, comemorou o reitor da Ufla, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A avaliação tem o propósito de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas. O exame é aplicado aos estudantes de todos os cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia - de instituições públicas e privadas do Brasil.

Cursos avaliados e respectivas notas Enade

Agronomia – 5
Educação Física e Esporte – 4
Engenharia Ambiental – 4
Engenharia Civil – 5
Engenharia de Alimentos – 4
Engenharia de Controle e Automação – 3
Engenharia Florestal – 4
Engenharia Mecânica – 4
Engenharia Química – 5
Medicina Veterinária – 4
Nutrição – 5
Zootecnia - 5

Retorno das aulas presenciais

Com a pandemia do novo coronavírus, a UFLA, que conta com cerca de 16 mil pessoas circulando entre estudantes, professores e funcionários, está ainda vazia. O segundo período de 2020 acabou de ter início com aulas remotas por vídeo e, segundo a assessoria de comunicação da instituição, a situação deve ser reavaliada em janeiro de 2021. Já o retorno das atividades técnicas e administrativas presenciais pelos servidores estão previstas para voltar a partir de 9 de novembro deste ano. 


No boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde, na última sexta-feira (23), Lavras acumula 468 casos confirmados da COVID-19, sendo 273 já recuperados e 41 mortes pela doença (desses, 27 eram residentes em Lavras e 14 pacientes de outras cidades). A cidade segue na onda verde do Programa Minas Consciente do governo do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)