(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPESTADE

BH pode ter chuva com raios e rajadas de vento nesta tarde

Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para 'risco alto de chuva moderada' nas próximas duas horas e meia e pede que população evite circular por áreas de inundação


15/10/2020 14:13 - atualizado 15/10/2020 14:31

Calor e chuva é previsto na capital mineira(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Calor e chuva é previsto na capital mineira (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

A possibilidade de temporal durante a tarde perdura. A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira (15) um alerta de pancadas de chuva. Às 14h, o órgão municipal informou que há “risco alto de chuva moderada acompanhada de raios e rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h em todas as regionais nas próximas duas horas e meia".

Esse alerta é válido até às 16h30, podendo ser estendido. A Defesa Civil faz uma série de recomendações para dias chuvosos. Fique atento:
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Fonte: Defesa Civil de BH



A temporada de chuvas da primavera chegou e deu um susto nos mineiros nessa quarta-feira (14). Entre quinta (15) e sexta (16), a previsão é de possibilidade de novas tempestades de proporções semelhantes às de ontem em praticamente todo o estado - incluindo a Grande BH.

previsão para a capital nesta quinta (15) é de céu entre muitas nuvens ao longo de todo o dia, com pancadas de chuva e trovoadas entre o final da tarde e à noite. A mínima registrada foi de 16°C e máxima deve ficar nos 34°C. 
 
Nesta manhã de quinta-feira, BH enfrentou os estragos e falta de energia por causa do temporal dessa quarta.
 
"São temporais comuns da época da primavera, causados, principalmente, pela instabilidade, calor e alta umidade do ar. Dessa forma, são criadas condições favoráveis para o acontecimento do fenômeno", explica Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ontem foram registrados 21,2mm de chuva na estação da Pampulha em um período de apenas uma hora, entre 20h e 21h. No total, foram 33mm de chuva ao longo de toda a noite na região.
 
Na estação do Cercadinho, no Alto Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH, foram 7,6mm, com ventos de até 98km/h - capaz de arrancar árvores e causar danos estruturais em construções.

A previsão é de predomínio de chuvas para toda a semana, acompanhada de uma queda brusca nas temperaturas. Para amanhã (16), a máxima chegará a 29°C, caindo para 23°C no sábado (17).

Em Minas

A previsão é de chuvas em todo o estado, com exceção para as regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, onde o tempo segue seco. Há chances de novos temporais no Sul de Minasonde houve estragos ontem em virtude da tempestade.

As fortes chuvas são previstas também para as regiões Central, Campo das Vertentes, Triângulo, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado.

Apesar das chuvas, o calor não dá trégua: previsão de máxima de 39°C no Triângulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)