(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇA NO CLIMA

Feriado deve terminar com chuva em BH, cenário que pode se repetir durante a semana

Pancadas são esperadas na capital mineira durante a noite e no decorrer da madrugada. Nova frente fria deve chegar na sexta, derrubando ainda mais as temperaturas


12/10/2020 18:44

Belo Horizonte deve ter chuva ainda nesta segunda-feira, se estendendo para a madrugada de terça(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Belo Horizonte deve ter chuva ainda nesta segunda-feira, se estendendo para a madrugada de terça (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
O feriado de Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil -, que emendou com o final de semana, deve terminar com pancadas de chuva em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas precipitações na capital mineira durante a noite desta segunda-feira (12) e na madrugada de terça (13).

Esta, inclusive, deve ser a tônica da semana em Belo Horizonte e em algumas regiões de Minas Gerais: temperaturas elevadas durante o dia, com pancadas de chuva, principalmente no fim de tarde e no começo da noite. Nesta terça, as regiões Central e Oeste do estado podem ter precipitações intensas. Ao longo dos dias, ela chegará ao Triângulo Mineiro, Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes.

“Essa frente fria que chegou no final de semana quebrou aquele bloqueio da massa de ar e as temperaturas que estavam em patamares altos vão caindo ao longo da semana”, disse o meteorologista Cléber Souza, do Inmet.

De acordo com Cléber, os termômetros na capital vão variar entre 16 e 18ºC de mínima, com a máxima indo de 28 a 30ºC, podendo até ultrapassar a margem, mas sem o calor intenso de semana passada, que fez os termômetros atingir os 38,4ºC em BH. A temperatura mínima nesta semana deve ser de 8ºC no Sul do estado e máxima de 37ºC no Triângulo Mineiro.

Uma característica típica das chuvas de primavera é o acompanhamento de rajadas de vento e trovoadas, assim como aconteceu no último sábado (10), assustando os moradores de Belo Horizonte. O fenômeno, segundo Cléber Souza, acontece quando a frente fria se encontra com a massa de ar quente.

“Aquilo (ventos fortes) foi por causa da frente fria. A frente fria encontrou a massa de ar quente e faz com que gere aqueles vendavais. É típico dessa estação, sim, as chuvas que ocorrerem virem acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Tem o aquecimento durante o dia e forma essas nuvens, que a gente chama de áreas de instabilidade, e provoca esses temporais, principalmente no final do dia”, concluiu o meteorologista.

Nova frente fria

No próximo final de semana, está prevista a chegada de uma nova frente fria ao estado, que fará com que as temperaturas caiam ainda mais, uma vez que haverá aumento na nebulosidade. Desta forma, pancadas de chuva podem ocorrer em todo o estado.

“Na sexta, quando a frente fria chegar, ela vai atuar em todas as regiões do estado ao longo do sábado e domingo”, afirmou Cléber.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)