(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE VIGIADA

Vídeo mostra perseguição em alta velocidade e prisão de suspeito de roubo; assista

Prisão foi possível graças às câmeras do Programa Cidade Vigiada, que foi iniciado oficialmente nesta sexta-feira (9) em Uberaba


10/10/2020 10:10 - atualizado 10/10/2020 11:14


Um grupo que assaltava motociclistas em Uberaba, na Região do Triângulo, foi preso com a ajuda de câmeras do Cidade Vigiada, que identificaram as ações criminosas suspeitas de seus integrantes pelas ruas e bairros do município. 
 
Um vídeo mostra a intensa e veloz perseguição policial e o momento exato que um dos suspeitos cai de sua moto e é detido por policial do Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR) da Polícia Militar (PM).

A perseguição durou poucos minutos, sendo que a prisão acontece quando o suspeito tenta realizar uma fechada curva e bate na lateral de um veículo que estava estacionado.
 
Antes da perseguição, de acordo com assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, uma equipe da PM encontrou o local que os suspeitos se reuniam antes da prática dos roubos a motociclistas. Foi neste momento que o alerta do Cidade Vigiada surgiu ao GEPMOR que, iniciou, os rastreamentos.
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

 
Segundo levantamento feito pela Central de Monitoramento e Controle do Cidade Vigiada, em 30 dias de testes, o Programa contribuiu para as identificações de 11 veículos produtos de crime, 3 veículos clonados e auxiliou na investigação de 3 homicídios, sendo que 2 foram elucidados. 

Cidade Vigiada começou a operar oficialmente nessa sexta-feira (9)
 
Lançamento do Programa Cidade Vigiada aconteceu nesta sexta-feira (9) no saguão da Prefeitura Municipal de Uberaba(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Lançamento do Programa Cidade Vigiada aconteceu nesta sexta-feira (9) no saguão da Prefeitura Municipal de Uberaba (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
O Cidade Vigiada foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) na manhã desta sexta-feira (9) em solenidade no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, onde compareceram representantes dos órgãos de segurança do município de Uberaba, além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo. 
 
Foram investidos cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios da Codiub para a instalação do sistema de videomonitoramento e controle do Cidade Vigiada, que conta com 120 câmeras com tecnologia LPR (Leitura de Placas e Reconhecimento de Caracteres), instaladas em pontos estratégicos de Uberaba. 
 
A Central de Monitoramento e Controle é operada pela Guarda Municipal durante 24 horas por dia. O seu painel de controle com as 120 câmeras emite um alerta quando acontece a passagem de algum veículo produto de furto ou roubo.

Algoritmo de inteligência das câmeras permite até mesmo reconhecimento facial
  
O presidente da Codiub, Denis Silva, informou sobre as funcionalidades que o algoritmo de inteligência existente nas câmeras do Cidade Vigiada permite como, por exemplo, o reconhecimento facial. “O Cidade Vigiada é um marco para Uberaba, é uma tecnologia basicamente inédita no País com o tipo de câmera que nós temos, com tecnologia embarcada. A segurança pública em Uberaba ganha um projeto poderoso que nós queremos levar para outros municípios, um dos maiores do País com este tipo de tecnologia e equipamento”, afirmou. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)