(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba qual é a cidade mais quente de Minas

Cidade do Triângulo Mineiro, Campina Verde registrou a temperatura mais alta no estado nos últimos dias; 41,2 º C


06/10/2020 12:12 - atualizado 06/10/2020 12:35

(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Praticamente todos os municípios mineiros sofrem com a onda de calor. Em Campina Verde, no Triângulo Mineiro, os efeitos são mais intensos para a população, de 19.750 habitantes.  A cidade é o município que registrou a mais alta temperatura no estado nos últimos dias, 41,2 º C no último sábado (3), informou o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo. 

Campina Verde é uma das 34 cidades do Triângulo que vivem situação de “grande perigo” em virtude das elevadas temperaturas, conforme alerta emitido  pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Os riscos para a saúde podem ser vários, desde desidratação até uma hipotermia - o que pode representar risco de morte.

De acordo com o Inmet, o alerta foi emitido pelo fato de a região estar registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias. Os índices de umidade relativa do ar em municípios do Triângulo chegaram aos 7% em alguns desses dias.
 
Conforme Ruibran dos Reis, a massa de ar quente atua em Minas Gerais desde o dia 23 de agosto. Ela ganhou maior intensidade em setembro e as altas temperaturas continuam em outubro. “Praticamente todos os municípios mineiros estão sofrendo com este calorão”, afirma o meteorologista. 
 
Nem mesmo lugares de Minas que sempre foram caracterizados por temperaturas mais amenas escapam da onda de calor. Nessa condição estão Maria da Fé, Senador Amaral e  Monte Verde (distrito de Camanducaia), no Sul do estado, onde, nos últimos dias, os termômetros marcaram entre 30ºC e 32ºC. 

Onda de calor na capital

No último sábado (3), foram registrados 37,8ºC em Belo Horizonte, a maior temperatura ocorrida na Região Metropolitana desde que os dados foram começaram a serem coletados, em 1910. Mas, informa Reis, nos próximos dias, os belo-horizontinos devem se preparar para enfrentar mais calor ainda. A previsão é que na próxima sexta-feira (9), sejam registrados 38º C na Capital, com a umidade relativa do ar em torno de 12%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)