(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPO QUENTE E SECO

Sem alívio: calor segue firme em BH e deve bater novo recorde nesta semana

'Pico' da onda de calor aconteceu nessa segunda (28), mas previsão é de segundo platô para o final de semana


29/09/2020 09:36 - atualizado 29/09/2020 11:14

Abusar da hidratação é fundamental para dias de calor intenso(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Abusar da hidratação é fundamental para dias de calor intenso (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
O calor não dará trégua aos belo-horizontinos tão cedo. Após o recorde registrado nessa segunda (28), de 37,3°C, a previsão para o restante da semana é que o tempo se mantenha estável, com altas temperaturas e baixa umidade do ar. Para esta terça (29), a máxima prevista é de 36°C.

"Estamos em uma onda de calor e ela aparentemente teve seu pico ontem (29). Ainda assim, se mantém estável com temperaturas elevadas, entre os 35°C e os 36°C, e baixa umidade do ar", explica o meteorologista Cleber de Souza, do 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

As temperaturas mínimas também estão em elevação: nesta terça, 22°C na estação do Cercadinho, localizada no alto do Bairro Santa Lúcia, e 24°C no Santo Agostinho. "Vai seguir assim durante toda a semana", completa.

A tendência é, também, de umidade do ar em níveis muito críticos. "Ontem chegou a 13% na capital e hoje deve ficar entre 10 e 12%", detalha o meteorologista. Esses índices são comparáveis a de desertos como o Saara e o Atacama.

"A semana será muito quente, com máximas entre 35°C e 36°C nos próximos dias e elevação no final de semana, com previsão de 38°C para sábado (3)", esclarece Cleber. "Há chances de alívio só no domingo (4), com pancadas de chuva localizadas e isoladas".

40,8°C e 7% de umidade no Vale do Jequitinhonha


A temperatura mais alta registrada no estado nessa segunda (29) foi em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Os termômetros chegaram a marcar 40,8°C e a umidade relativa do ar chegou a 7%.

A onda de calor também atingiu com força os municípios do Triângulo, Alto Paranaíba, Norte e Noroeste. A tendência é que o tempo se mantenha estável nessas regiões.

A máxima prevista para o estado nesta terça (29) é de 41°C no Norte de Minas, 40°C no Triângulo e 39°C no Noroeste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)