(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVA EM MINAS

Governo faz reunião para traçar plano de prevenção durante período chuvoso em Minas

Debate, que deve ser feito por mais vezes, tem o objetivo de implementar estratégias que amenizem os efeitos da chuva no estado


23/09/2020 11:25

Primeira reunião para discutir estratégias para o período chuvoso foi agendada para esta quarta (23)(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Primeira reunião para discutir estratégias para o período chuvoso foi agendada para esta quarta (23) (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
A chegada da primavera em Minas Gerais está sendo marcada por chuvas, que são características do período e que costumam se estender para o verão. O estado, que sofreu com os efeitos das águas no começo do ano, começa a traçar estratégias para que as cenas registradas no início de 2020 não se repitam. É o que será feito na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23), entre o governo de Minas e outros órgãos.

O debate, que deve ser feito por mais vezes, reúne uma equipe multidisciplinar com secretários estaduais e órgãos colaboradores, além da participação do governador Romeu Zema (Novo), que fez a abertura dos trabalhos. O ponto principal das conversas é alinhar estratégias que serão desempenhadas por cada braço gerido pelo estado, como Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Também participam da reunião: Cemig; Copasa; Polícia Civil; Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Fazenda (SEF); Secretaria de Estado de Governo e Secretaria-Geral do Estado.

Os órgãos fazem parte do Grupo Estratégico de Resposta a Desastres (GER) instituído por Zema em outubro de 2019.

As fortes chuvas que atingiram Minas em janeiro fez com que mais de 200 municípios mineiros decretassem situação de emergência. Cerca de 60 pessoas morreram pelos efeitos do período chuvoso, como deslizamentos de terra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)