(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Reabertura de mais três parques em BH traz respiro verde para a capital

Após isolamento praticado desde março, neste sábado (19) os parques municipais da Serra do Curral (Mangabeiras), Aggeo Pio Sobrinho (Buritis) e Renato Azeredo (Palmares) reabriram as portas


19/09/2020 10:04 - atualizado 19/09/2020 11:50

Sérgio e Marina admiram o mirante mais alto da Serra do Curral e BH a seus pés (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Sérgio e Marina admiram o mirante mais alto da Serra do Curral e BH a seus pés (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
A cadeia de montanhas que abraça Belo Horizonte, a mata onde brota o Córrego Cercadinho e o respiro verde vizinho à movimentada Avenida Cristiano Machado voltaram a receber o público neste sábado (19). Fechados desde março, devido às medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus, os parques da Serra do Curral (Mangabeiras), Aggeo Pio Sobrinho (Buritis) e Renato Azeredo (Palmares) abriram suas portas neste dia ensolarado e quente, para a alegria da população e dos turistas.

Logo cedo, o movimento predominante foi o de famílias com seus filhos pequenos aproveitando os espaços depois de meses de isolamento por medidas sanitárias contr a COVID-19. A ameça pandêmica, contudo, continua sendo elemento presente na rotina dos cidadãos, agora com a exigência de máscaras, distanciamento e proibição de atividades que tragam aglomerações nas unidades de lazer e contemplação municipais.

Emoldurado pela Serra do Curral, o parque que tem o nome da formação rochosa símbolo da capital, volta a funcionar de quinta a domingo, das 8h às 16h. A reabertura foi de emoções distintas a vários visitantes. Para os servidores públicos Lívia Ferreira Araújo, de 34 anos, Leonardo Brandão Bastos Rosa, de 35, e a filha Julia, de 2, foi um momento de reencontrar um local admirado. Mas, para o pequeno Felipe, de 1 ano, foi a apresentação da montanha mais icônica da capital mineria e da cidade que se desfralda aos seus pés.

Segurança e responsabilidade 

"A gente adora levar as crianças para passear e com a pandemia isso ficou mais restrito. Agora que abriu, tomamos todos os cuidados para vir. Na semana passada fomos ao Parque das Mangabeiras e agora ao Serra do Curral. É importante a reabertura, mas tem de ser com segurança e responsabilidade", disse Lívia.

Depois de 12 anos no Espírito Santo, a belo-horizontina Aline e sua família se reencontram com as montanhas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Depois de 12 anos no Espírito Santo, a belo-horizontina Aline e sua família se reencontram com as montanhas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Pisar nas montanhas de sua terra natal era um sonho que a taróloga belo-horizontina Aline de Melo Dulce, de 36 anos, fomentava há 12 anos, desde que foi morar em Vitória. Com o marido Clédio Reichlm, de 35 e o filho bernardo, de 7, preferiu trocar o mar pelas serras em janeiro. Mas, com a pandemia se instaurando, teve pouco tempo para se readaptar.

"Agoira que estão reabrindo os parques nós estamos aproveitando. e esse parque tem um visual maravilhoso. mostra para a gente uma outra visão da cidade. Foi nossa primeira vez aqui e achamos uma delícia", disse.

Lívia e Leonardo aproveitaram para levar Julia e Felipe a um passeio no parque(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Lívia e Leonardo aproveitaram para levar Julia e Felipe a um passeio no parque (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
O representante comercial Sérgio Maurício Soares Júnior, de 27, e a amiga dele, a auxiliar administrativo Marina Alves, de 24, são adeptos das montanhas e não viam a hora de poder desfrutar os parque de BH.

"Já estive em cidades como Curitiba, e BH tem espaços verdes de natureza tão belos quanto. Isso é qualidade de vida. Principalmente para quem não tem a oportunidade de viajar para um sítio, por exemplo. É onde recarregamos as baterias do nosso dia a dia agitado, de cobranças e obrigações", disse Sérgio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)