(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

'Efeito Dráuzio Varella': inscrições para mesários em Minas já superam as de 2018

Inscrições para mesário voluntário explodiram em todo o Brasil após campanha do TSE com o médico Dráuzio Varella


09/09/2020 12:31 - atualizado 09/09/2020 12:49

Trabalho do mesário durante as Eleições(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
Trabalho do mesário durante as Eleições (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
O período eleitoral de 2020 ainda nem começou, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registra uma importante conquista: um aumento muito expressivo nas inscrições para mesários voluntários Brasil afora - inclusive em Minas Gerais. Os números subiram, principalmente, após o lançamento de uma campanha institucional de convocação protagonizada pelo médico Dráuzio Varella, veiculada em emissoras de rádio e TV.

O "boom" nas inscrições para mesários voluntários foi registrado em diversos estados brasileiros, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e Tocantins. Todos viram um aumento mais expressivo após a veiculação da campanha com Dráuzio Varella. 

Em Minas a situação não foi diferente. Entre janeiro e 13 de agosto deste ano, o TRE-MG recebeu 7.153 inscrições para mesários voluntários; já entre o dia 14 de agosto - quando a campanha com o médico Dráuzio Varella foi iniciada - e 8 de setembro, esse número mais que quadruplicou e chegou a um total 33.562 inscritos. Foram 26.409 adesões em menos de um mês.

Para fins comparativos, em 2018, quando foram realizadas as últimas eleições gerais, o número total de mesários voluntários inscritos em Minas Gerais foi de 28.776 - 15% menor ao já alcançado neste ano. Em 2016, último pleito municipal, o total de adesões foi de 18.661 - 45% menor que o parcial de 2020 até agora. 
 
Campanha de convocação com o Dr. Dráuzio Varella(foto: Reprodução/TSE)
Campanha de convocação com o Dr. Dráuzio Varella (foto: Reprodução/TSE)
 
 
Suely Rezende, chefe do cartório da 332ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, comenta como o número superou todas as expectativas. "A campanha com o dr. Dráuzio Varella e as divulgações das medidas de segurança que serão adotadas pela Justiça Eleitoral sem dúvida deixaram as pessoas mais tranquilas para se candidatarem", diz.

Rezenda ainda salienta a importância do papel do mesário para a democracia. "É um representante da Justiça Eleitoral nos locais de votação, faz todo o processo processo acontecer. É um dos maiores exercícios de democracia, em que o cidadão está a serviço do país, possibilitando que cada eleitor possa exercer o direito do voto com segurança", ressalta. 

Pela primeira vez em 2020, a servidora pública Luísa Lacerda será mesária voluntária nas eleições. Ela não esconde que foi motivada pelos benefícios oferecidos - como folgas a cada dia de trabalho ou de treinamento -, mas, para além disso, entende a importância de exercer essa função, principalmente durante o período de pandemia.

"Eu refleti e achei bom ter me inscrito porque eu sou saudável e, querendo ou não, é um risco que estarei correndo. Já que alguém terá que exercer esse papel, é melhor que sejam pessoas mais jovens e que não sejam do grupo de risco", comenta a servidora, que tem 24 anos.

Luisa ainda acredita que o período de pandemia contribuiu para uma maior sensibilização acerca da responsabilidade coletiva de cada um. "Acho que o coronavírus contribuiu para que as pessoas tivessem mais consciência de como a ação de cada um pode interferir na vida do outro, o que pode ter ocasionado esse aumento nas inscrições. Fora que estamos mais ligados em acompanhar notícias, então está todo mundo mais ligado nas eleições", opina.

Suely Rezende também destaca o ponto levantado pela futura mesária. "Houve uma conscientização maior sobre o trabalho do mesário. As pessoas querem conhecer o processo de votação, os bastidores. E, assim, elas verão toda a segurança do processo e isso as motiva a trabalhar com mais vontade", conclui.

Em virtude da pendemia, as Eleições de 2020 acontecerão em 15 e 29 de novembro - primeiro e segundo turno, respectivamente. Neste ano, o cidadão escolhe seus vereadores e prefeitos.

Inscrições abertas


Vale lembrar que as inscrições para mesário ainda estão abertas - o que significa que o número de voluntários deve crescer ainda mais. Os interessados podem se inscrever nos cartórios eleitorais de suas cidades, por meio do site do TRE de seu estado ou pelo aplicativo e-Título - disponível gratuitamente para iOS e Android.

Para atuar como mesário, o eleitor deve ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não serão aceitos candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades, agentes policiais, funcionários de confiança do Executivo e funcionários do serviço eleitoral.

Trata-se de um trabalho voluntário - ou seja, não é remunerado. O mesário recebe auxílio-alimentação e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função e outros dois para cada dia de treinamento oferecido. Há emissão de certificado e o cidadão também recebe preferência no desempate em concursos públicos.

Os mesários voluntários trabalham na zona eleitoral onde votam e as vagas são limitadas, a depender da demanda de cada localidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)