(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: municípios do Norte de Minas recebem ventiladores pulmonares

Equipamentos também foram destinados para duas pequenas cidades que não têm hospitais


01/09/2020 12:07 - atualizado 01/09/2020 12:28

Equipamentos foram entregues em solenidade que contou com as presenças de lideranças e secretários municipais de saúde(foto: Rosângela Silveira-Fiemg Regional Norte/divulgação)
Equipamentos foram entregues em solenidade que contou com as presenças de lideranças e secretários municipais de saúde (foto: Rosângela Silveira-Fiemg Regional Norte/divulgação)
A estrutura de enfrentamento da pandemia da COVID-19 foi reforçada no Norte de  Minas com a entrega de 92 ventiladores pulmonares para os hospitais de 10 municípios da região. Os aparelhos foram doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que forneceu 1.600 ventiladores ao Governo Estadual  para a distribuição aos municípios. 

Os equipamentos foram produzidos pela empresa mineira de solução tecnológicas Tacom, por intermédio do Projeto Inspirar. O objetivo é a distribuição dos ventiladores pulmonares para hospitais e centros de saúde de municípios de todas as regiões mineiras, respeitando critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde, em entendimento com as prefeituras. 

No Norte do estado, além das cidades de maior porte e de um hospital de campanha, os aparelhos foram destinados à pequenos municípios com  estrutura mínima de atendimento à saúde e que não possuem hospitais. 

Nesta situação se enquadram os municípios de Curral de Dentro (7,72 mil habitantes) e  Berizal (4,7 mil habitantes). Foram doados quatro ventiladores para o Centro de Enfrentamento da COVID-19 instalado em Curral de Dentro. Para o Centro de Saúde de Berizal foram destinados dois aparelhos. 
 
A entrega dos respiradores mecânicos aos representantes dos hospitais e dos municípios ocorreu durante solenidade realizada nesta segunda-feira (31), na sede da Fiemg Regional Norte em Montes Claros, seguindo as normas de distanciamento. Participaram do evento lideranças políticas e empresariais, prefeitos e secretários municipais de saúde. 

Na oportunidade, por meio de videoconferência, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou o esforço das indústrias mineiras no auxílio do Governo Estadual no combate a pandemia do novo coronavírus. 

Roscoe lembrou que, com a parceria da Federação com a empresa Tacom, dentro do  Projeto Inspirar, cada ventilador mecânico, tem valor bem abaixo do preço de mercado - em torno de R$ 100 mil.
 
SOBRECARGA
O presidente interino da Fiemg Regional Norte, Ricardo Alencar Dias, ressaltou a entidade se esforçou para atender as necessidades da região durante a pandemia, procurando suprir a deficiências de atendimento às pessoas contaminadas com o novo coronavírus.

 “Esses respiradores vão também evitar que os hospitais de Montes Claros sejam sobrecarregados com pacientes que possam vir de cidades que não tinha o equipamento, mas agora terão”, disse Alencar Dias. Ele lembrou ainda que após a pandemia, esses respiradores permanecerão nos hospitais que os receberam para o atendimento de rotina. 

Municípios e hospitais contemplados com os ventiladores

Foram doados pela Fiemg 50 ventiladores pulmonares para unidades de saúde de  Montes Claros: Hospital Aroldo Tourihonho (10), Hospital Mário Ribeiro (10), Santa Casa (5), Hospital Dilson Godinho (5), Hospital Universitário Clemente de Faria (5) e Hospital de Campanha da Unidade Padrão de Atendimento – UPA Chiquinho Guimarães (15). 

Além das centros de saúde de Curral de Dentro e Berizal, foram destinados equipamentos para hospitais dos seguintes municípios: Coração de Jesus, Hospital São Vicente de Paulo (6);  Janaúba, Hospital Regional (8);  Januária, Hospital Municipal (6);  Monte Azul, Fundação Hospitalar Domingos de Deus Correia (6); Porteirinha, Hospital São Vicente de Paulo (6); Taiobeiras, Hospital Santo Antônio (2); e Bocaiúva, Hospital  Municipal Doutor Gil Alves (2).



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)