(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Secretário de Saúde diz que 'fake news faz parte da liberdade de expressão'

Carlos Eduardo Amaral, titular da pasta de Saúde em Minas, disse que, embora possam ser "mal intencionadas", as notícias falsas fazem parte da democracia


24/08/2020 12:55 - atualizado 24/08/2020 16:36

Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral(foto: Rede Minas/Reprodução)
Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral (foto: Rede Minas/Reprodução)

Ao ser perguntado pela imprensa sobre o impacto das fake news no combate à pandemia em Minas, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que "fake news, embora exageradas, fazem parte da liberdade de expressão". "Todas as pessoas podem e devem se expressar. Eu entendo também que isso faz parte da democracia. Tenho visto que a sociedade está mais crítica ao consumir a informação", disse.

 

Durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (24), o secretário ressaltou o trabalho da Secretaria de Estado de Saúde para levar ao cidadão informações de qualidade. "Temos tentado, reiteradas vezes, trazer informação de qualidade na entrevista coletiva, nas entrevistas a vários meios de comunicação, em lives e videoconferências. Tentamos ser uma fonte de qualidade de informação", disse.

 

De acordo com Carlos Amaral, a sociedade tem ponderado em relação a "informações fragmentadas, conclusões precoces, conclusões inadequadas às vezes até maliciosas", mas, mais uma vez, reiterou que as fake news fazem parte da democracia. No entanto, disse que a secretária faz um contraponto às notícias falsas. "Nós aqui, como gestores públicos, temos que ser uma referência para aquelas pessoas que querem informação de qualidade", concluiu.

 

O entendimento do secretário vai em direção contrária ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 18 de junho, com decisão da maioria, instaurou inquérito para investigar fake news e organizações criminosas. Também foram constituidas agências de verificação dos fatos que fazem o trabalho de checagem das fake news. As notícias falsas podem trazer danos, principalmente quando relacionadas às questões de saúde pública. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)