Jornal Estado de Minas

ESTADO DE ALERTA

Sarzedo tem mais mortes por COVID-19 que cidades do mesmo porte na Região Metropolitana

 

O primeiro caso do novo coronavírus registrado em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi identificado em 4 de abril. De lá para cá, pouco mais de três meses, a cidade acumula, segundo o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (19) pela secretaria de Saúde do município, 272 casos positivos, 242 pessoas recuperadas e nove mortes pela COVID-19. O que chama atenção é que o número óbitos é superior ao de cidades vizinhas de mesmo porte.





 

Sarzedo tem 32.752 habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Faz divisa com Brumadinho, que tem maior número de habitantes – já passou dos 40 mil –, mas registra números bem menores de COVID-19. Em Brumadinho são, até o momento, 205 casos confirmados, 440 pessoas recuperadas e cinco óbitos pela doença.  

 

Comparada a cidades de mesmo porte, Sarzedo também tem números mais expressivos em relação ao surto. Juntas, Barão de Cocais (32.485 habitantes) e Santa Bárbara (31.324 habitantes), na Região Central do estado, por exemplo, têm somadas seis mortes por COVID-19.

Vale lembrar que as duas não aderiram ao Programa Minas Consciente do governo estadual.  

 

A secretária de Saúde de Sarzedo, Fabiana Chaves Cabral, explica que cerca de 70% dos óbitos estão ligados a idosos e pessoas com comorbidades. Recentemente o município aderiu ao Minas Consciente e segue na onda vermelha, na qual somente o comércio essencial pode funcionar.

 

Segundo ela, a abertura do comércio não essencial em municípios vizinhos foi um fator relevante para os números da pandemia em Sarzedo.


 “Fazemos ações e seguimos os protocolos do Minas Consciente. Se a cidade vizinha flexibiliza, como foi o caso de Betim e Contagem, por exemplo, acaba atingindo a gente. A proximidade com esse comércio é um ponto dificultador. Há um fluxo muito grande de circulação entre esses municípios”, ressalta Fabiana.





Barreiras sanitárias

 

Além do fechamento e fiscalização do comércio, a secretária diz que ações estão sendo feitas como instalação de barreiras sanitárias, afastamento de colaboradores do grupo de risco e testagem de profissionais da saúde a cada 15 dias. 

A cidade não tem leitos de UTI, mas conta com nove aparelhos respiradores que estão disponíveis em uma unidade de tratamento intermediário, montado na UPA.

Casos graves são encaminhados para hospitais de Contagem ou Ibirité. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: