(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: sinos de igrejas católicas tocam em todo Brasil para homenagear os 100 mil mortos no país

Homenagem foi feita às vítimas que perderam a vida por causa do coronavírus no país, além de familiares e profissionais de saúde


15/08/2020 12:38 - atualizado 15/08/2020 13:03

Sinos foram tocados em todo o Brasil para homenagear vítimas da COVID-19, além de familiares e profissionais de saúde(foto: Ricardo Luizz)
Sinos foram tocados em todo o Brasil para homenagear vítimas da COVID-19, além de familiares e profissionais de saúde (foto: Ricardo Luizz)
Os sinos das igrejas católicas de todo o país tocaram ao meio-dia deste sábado (15) em reverência à memória dos mais de 100 mil mortos pela COVID-19 no país, e também para homenagear os profissionais de saúde e as famílias das vítimas. Dessa forma, não foi um toque fúnebre, mas badaladas de respeito e solidariedade. Desde 6h, com previsão de ir até 21h, a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está sendo realizado dentro do Dia de Oração pela vida e pelo Brasil. A entidade é presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que vai celebrar missa às 15h no Santuário Basilica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de BH (veja programação). Os momentos de oração poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB e pelos canais de televisão de inspiração católica.

Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o toque de sinos foi na Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé, no Centro Histórico da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade. O arcebispo metropolitano dom Darci José Nicioli enviou um comunicado a todos os padres para que seguissem as recomendações da CNBB. Já em Ouro Preto, na Região Central do estado, o meio-dia foi dedicado a homenagear a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar. Às 15h, haverá a homenagem às vítimas do novo coronavírus.



Dom Walmor assinou o Pacto pela Vida e pelo Brasil e declarou, conforme nota da CNBB, que "a missão evangelizadora da Igreja, no rico e interpelante horizonte de sua doutrina social, não se exime na tarefa de, em cooperação com segmentos da sociedade civil, no que lhe é próprio e devido, ajudar a superar injustiças e discriminações para com os pobres e vulneráveis, defesa dos direitos e promoção da justiça, apoio à democracia e contribuição na conquista do bem comum".

ORAÇÃO Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela Amado, a conferência organizou este dia para unir toda a Igreja no Brasil em torno da  oração, como forma de contribuir para a superação do quadro tão triste da pandemia e do avanço do coronavírus no Brasil e também para reforçar sua atuação em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil, construído em parceria com um conjunto de organizações da sociedade brasileira.

Dom Joel destaca que o Pacto pela vida e e pelo Brasil não se trata apenas de um documento a mais em meio a tantos, mas um processo, um conjunto de atitudes que não podem ser adiadas. "Em razão disso, o Conselho Permanente, órgão deliberativo mais importante da CNBB, abaixo apenas da Assembleia Geral da Conferência, aprovou por unanimidade que se faça uma consulta ampla a todos os bispos e, por meio desses, às demais instâncias da ação evangelizadora no país, de modo que, por meio da colaboração de todos, em clima de fraternidade e comunhão, se possa contribuir para a superação de um quadro tão triste como o atual."

Com o dia de oração e reflexão, informa o secretário-geral da CNBB, tem início um processo que deve seguir enquanto durar a pandemia. O ideal, disse dom Joel, seria não precisarmos fazer isso. “Se é necessário fazer, nós o faremos, dialogando continuamente com as demais entidades que assinaram o Pacto e com todas as outras que desejarem unir forças”

O QUE É

Pacto pela Vida e pelo Brasil

O Pacto foi assinado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, por seis entidades representativas de diversos setores da sociedade brasileira. O documento foi lançado num período em que o Brasil se deparava com o agravamento da pandemia. O Pacto começou a ser elaborado cerca de um mês antes, por meio de reuniões entre representantes das entidades signatárias, todas bastante preocupadas com o quadro que se agravava no país. A CNBB, seguindo a trajetória de seis décadas de compromisso evangélico com a realidade nacional, fez parte, desde o primeiro momento, das reflexões e da formulação do texto.

Programação da tarde deste sábado (15) no Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil

15h – Missa no Santuário da Piedade, em Caeté, na Grande BH, com o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, transmitida pela TV Horizonte
15h – Live com o tema: Pacto pela Vida e pelo Brasil, nas redes sociais da CNBB
16h – Live com o tema: O Pacto pela Vida e pelo Brasil e as Igrejas Cristãs, nas redes sociais da CNBB
18h – Missa no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (PA), transmitido pelas TV Nazaré
21h – Oração da Noite com dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, pelas redes sociais da CNBB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)