(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de BH, é celebrado com caminhada virtual

Visita da imagem a 18 paróquias consagradas à mãe de Jesus pode ser acompanhada pelas redes sociais. Confira a programação


15/08/2020 07:13 - atualizado 15/08/2020 12:22

Imagem segue na companhia apenas dos condutores de três veículos: um com o andor e um diácono, o do carro de som, e outro com a equipe da pastoral da comunicação(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Imagem segue na companhia apenas dos condutores de três veículos: um com o andor e um diácono, o do carro de som, e outro com a equipe da pastoral da comunicação (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Neste sábado (15), dia de Nossa Senhora da Assunção e da padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem (leia a história da padroeira de BH), a imagem peregrina da protetora da capital vai visitar 18 paróquias consagradas à mãe de Jesus, a exemplo do Carmo, Consolação e Correia, Fátima, Maria Mãe de Deus, Rainha da Paz e outras.

Fiéis aguardam a chegada da padroeira em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Fiéis aguardam a chegada da padroeira em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Devido à pandemia do novo coronavírus, que impede aglomeração, a tradicional celebração iniciada às 8h, com a "benção de envio", dada pelo padre Marcelo da Silva, e a 32.ª Caminhada com Maria,ocorre longe da multidão de devotos e na companhia apenas dos condutores de três veículos: um com o andor e um diácono, o do carro de som, e outro com a equipe da pastoral da comunicação do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (Igreja Boa Viagem), localizado na Região Centro-Sul de BH.

Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
No início da tarde deste sábado (15), a imagem enfeitada com flores, trabalho do seminarista Lucas Lopes, retorna ao templo, sendo recebida por padre Marcelo, pároco e reitor do santuário. Para as 17h, está programado o momento das Vésperas Solenes, e no fim da tarde, às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Geovane Luís da Silva, celebra missa solene. O pedido dos organizadores é para os católicos acompanharem as comemorações pelas redes sociais da paróquia.

SERRA DA PIEDADE De acordo com a Arquidiocese de BH, há 25 anos, mais de dez mil jovens, a cada dia 15 de agosto, peregrinam ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH. Neste ano, em razão da pandemia, jovens de diferentes paróquias prepararam uma programação para ser acompanhada pelas redes sociais. No Santuário da Padroeira de Minas, às 15h, um pequeno grupo de apenas cinco jovens participam da missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A programação pode ser acompanhada pelos meios de comunicação da Arquidiocese de BH, pois o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade ainda não pode receber fiéis.

Programação - Serra da Piedade

14h30 – Oração do Terço
15h – Missa celebrada por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte


Assunção de Nossa Senhora

A Igreja Católica celebra, em 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora, tradição oficializada em 1950. Desde seus primórdios, a Igreja crê que Maria, recompensada por suas virtudes, recebeu de Deus a graça de se elevar aos céus de corpo e espírito. Essa verdade da fé tornou-se dogma a partir de documento publicado pelo Papa Pio XII.

O 15 de Agosto é marcado por muitas festas dedicadas a diferentes títulos marianos. Em Belo Horizonte, Maria é celebrada a partir do título de Nossa Senhora da Boa Viagem – a padroeira da Capital. Uma história que começa há mais de 300 anos, quando uma pequena imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, vinda de Portugal, motiva a construção de uma singela capela para abrigá-la, dando origem ao povoado Arraial Curral Del Rey, que precedeu a construção de Belo Horizonte, primeira cidade planejada do País. Onde foi construída essa pequena capela, se encontra hoje o Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, marco zero da capital.

Pela manhã, das 8h às 12h, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Boa Viagem visita as paróquias dedicadas à Maria. No fim da tarde, às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Geovane Luís da Silva, celebra Missa Solene.


32ª “CAMINHADA COM MARIA” VIRTUAL

DIA 15/AGOSTO/2020
8H ÀS 12H

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

08H - BÊNÇÃO DE ENVIO E  SAÍDA DA BOA VIAGEM
                                                                                                                                                
01- N. SRA. DO CARMO 
02- N. SRA. MÃE DA IGREJA
03- N. SRA. DE FÁTIMA
04-N.  SRA. DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
05-  N. SRA. DO PILAR
06- N. SRA. AUXILIADORA
07- N.  SRA.  RAINHA DA PAZ 
08- N. SRA. DA CONCEIÇÃO
09- N. SRA. DAS DORES
10- N. SRA. DAS GRAÇAS E M. MILAGROSA
11- N. SRA. DO SSMº SACRAMENTO
12- SANTA MARIA MÃE DE DEUS
13- NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
14- N. SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO
15- N. SRA. DO ROSÁRIO DE POMPEIA 
16- N. SRA. MEDIANEIRA 

TRANSMISSÃO: STORIES INSTAGRAM E FACEBOOK


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)