Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Começa serviço de impressão do CRLV feita em casa; veja como

A versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. Detran-MG também anunciou curso de legislação para condutores por meio de aulas on-line


12/08/2020 15:09 - atualizado 12/08/2020 18:51

Diretor do Detran-MG explica como documento do veículo já pode ser impresso em casa(foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
Diretor do Detran-MG explica como documento do veículo já pode ser impresso em casa (foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
Nesta quarta-feira, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi disponibilizado no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para impressão. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais

O diretor do Detran-MG, delegado Kleyverson Rezende, explica que a pessoa não vai precisar mais aguardar o documento em papel-moeda chegar em casa."Agora, o proprietário do veículo poderá imprimir seu CRLV em uma folha A4." A versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. 

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação do documento durante uma fiscalização de trânsito. "Os dados estarão impressos no papel, mas o QR Code é um sistema de segurança para verificar se aqueles dados são os mesmos cadastrados no nosso sistema do Detran-MG", acrescentou. 

Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A versão impressa continua sendo emitida normalmente. A versão digital é gratuita e opcional.

Os motoristas logo devem deixar de receber a versão impressa. "A partir de 2021, aquele papel-moeda vai deixar de ser impresso, proporcionando à população o acesso facilitado ao documento", disse.

Funcionário do Detran-MG demonstra como acessar sistema e efetuar impressão(foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
Funcionário do Detran-MG demonstra como acessar sistema e efetuar impressão (foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
O CRLV deve ser renovado anualmente. Isso ocorre automaticamente, com o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Kleyverson explica que, mesmo sem o recebimento em casa, não deve haver reajuste na taxa cobrada pelo serviço. "A taxa é a taxa do serviço. A forma em que o serviço está sendo entregue não repercute no valor", explicou. O valor do Licenciamento Anual de 2020 é de R$ 105,78.

O delegado explica que, em caso de perda ou roubo do documento impresso, é imprescindível fazer um boletim de ocorrência. "O motorista deve fazer um boletim de ocorrência por perda de documento e logo poderá imprimir a nova versão", explicou.

 

Orientações 

 


Usuário que já possui a CNH Digital

- Na tela inicial do aplicativo, digite a chave de acesso
- Clique em “Veículos”
- Informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)
- Informe o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV)
- Clique em "incluir". O CRLV Digital será exibido

Usuário que não possui a CNH Digital

- Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store
- Clique em "entrar com gov.br" e efetue o cadastro
- Um código será enviado ao usuário. Escolha se deseja receber por sms no celular ou por e-mail
- Para validar o cadastro, insira o código no campo indicado
- Cadastre uma senha
- No aplicativo, clique em "veículos" e em seguida, em "cadastrar CRLV"
- Informe o número do Renavam e do Certificado de Registro de Veículo (CRV)
- Crie a chave de acesso (senha de 4 dígitos) e clique em "baixar CRLVe". O CRLV Digital será exibido 

Aplicativo

Os documentos obrigatórios para a condução de um veículo e a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) estão disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente pelo motorista desde o fim do ano passado, continua valendo.

Para obter o aplicativo, basta ao motorista acessar as lojas de aplicativos (Google Play e App Store) e baixá-lo sem nenhum custo. Na sequência, é necessário fazer o cadastro que é rápido e fácil. A delegada lembra que a versão digital pode ser mais prática e é bastante segura.

Como muitos motoristas usam o mesmo veículo, é possível que o CRLV digital seja compartilhado. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital por compartilhamento não consegue exportar ou compartilhar o documento mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

O documento digital é protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso também pode ser feito com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que possuem leitor de biometria.

Aulas da legislação on-line

O diretor do Detran-MG também anunciou que o curso técnico-teórico de formação de condutores poderá ser realizado por meio de aulas on-line durante a pandemia de COVID-19. Mas ainda não há uma data prevista para iniciar a nova modalidade.

"Por conta dos perigos da pandemia e da necessidade de distanciamento social, essa aula remota vai ser um serviço dentro dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para que o candidato possa participar tanto da aula presencial quanto a aula remota", disse. Ele explica que a empresas já estão sendo devidamente credenciadas e cadastradas nas plataformas tecnológicas que possibilitação a aula de legislação ser feita em casa.

A plataforma contará com reconhecimento facial para a identificação e verificação do professor e do aluno para evitar qualquer tipo de fraude.

"O novo serviço trás um conforto pro cidadão e restabelece a economia dando oportunidade de oferecer esse servido em pandemia", finalizou o delegado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade