(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Leste de Minas

Moradores em situação de rua ganham emprego na Prefeitura de Valadares

Além do emprego, os novos servidores terão um lugar seguro para passar o dia, se higienizar, lavar e secar as roupas, guardar seus pertences


10/08/2020 19:36 - atualizado 10/08/2020 20:05

Homem que morava na rua assina contrato de trabalho com a Prefeitura de Valadares(foto: Secom/PMGV/Divulgação)
Homem que morava na rua assina contrato de trabalho com a Prefeitura de Valadares (foto: Secom/PMGV/Divulgação)
A população em situação de rua, que representa um grave problema social em Governador Valadares, ganhou, nesta segunda-feira (10), um tratamento digno das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. Sete integrantes  de um grupo assistido por essas secretarias começou a trabalhar na Secretaria Munici­pal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). Eles já haviam assinado o contrato de trabalho na semana passada e hoje iniciaram vida nova.

 

Morando nas ruas, em condições insalubres e sem a higiene necessária para evitar o contágio pelo novo coronavírus, eles foram levados para o Centro Pop e Serviço de acolhimento para adultos e famílias. Agora, além de terem um lugar seguro para passar o dia, se higienizar, lavar e secar as roupas, guardar seus pertences, os usuários do Centro Pop ainda re­cebem café da manhã e da tarde, e atendimentos profissionais.

 

Em fase seguinte, o Centro Pop ainda vai apoiar e dar suporte àqueles que saíram das ruas, desenvolvendo ações de acompanhamento técnico por um perío­do de tempo determinado, auxiliando-os na nova fase. Esse trabalho é desenvolvido a partir da perspectiva de proteção social, juntamente com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A intenção é assegurar que eles continuem fortalecendo os con­vívios social e comunitário, com a sua nova dinâmi­ca de vida e seu novo território, e com direito ao trabalho.

 

Com estes novos integrantes, já são 20 os usuários dos equipamen­tos da SMAS que conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho e com todos os seus direitos garantidos, através desse programa da prefeitura.

 

O trabalho de reinserção da população de rua já havia começado de forma tímida, antes da pandemia do novo coronavírus, com duas pessoas retiradas na rua e empregadas na SMOSU, dois anos atrás, e outros três, há mais de um ano. Esses cinco trabalhadores foram acompanhados pelo “Plano de Pós-saída” e já estão fora das ruas.

 

"Dar oporuntidade de trabalho formal às pessoas em situação de rua é uma iniciativa exclusiva dessa gestão e contribui consideravelmente para a transformação de vida das pessoas, além de garantir direito, dignidade e autonomia", disse a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Temponi.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)