(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIÂNGULO MINEIRO

Uberlândia vai aderir ao Minas Consciente a partir da próxima segunda-feira (10)

Prefeitura vai obedecer às regras do plano pela primeira vez desde que começaram as ações contra a pandemia de COVID-19


08/08/2020 14:15 - atualizado 08/08/2020 14:32

Uberlândia está na onda amarela do Minas Consciente, inserido na macrorregião do Triângulo Norte, com 27 municípios. (foto: PMU/Divulgação)
Uberlândia está na onda amarela do Minas Consciente, inserido na macrorregião do Triângulo Norte, com 27 municípios. (foto: PMU/Divulgação)
Decreto publicado no Diário Oficial do Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na noite desta sexta-feira (7) regulamentou a entrada do município no programa Minas Consciente. Pela primeira vez a Prefeitura vai obedecer às regras do plano desde que começaram as ações contra a pandemia de COVID-19, ainda em março deste ano. Uberlândia passa a adotar as regras estaduais a partir de segunda-feira (10), com horários estabelecidos pela prefeitura.

Uberlândia está na onda amarela do Minas Consciente, inserido na macrorregião do Triângulo Norte, com 27 municípios. Dessa forma, atividades não essenciais poderão funcionar. A prefeitura poderá, em outro momento, aderir ao plano em sua microrregião, que agrupa Uberlândia e Araguari. É preciso que as empresas consultem, por meio de seu CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), se podem trabalhar com atendimento presencial dentro das regras do Estado.

De acordo com a deliberação nº 15, publicada nesta sexta, o comércio na região central de Uberlândia que poderá abrir terá restrição de horário, podendo funcionar entre 10h e 16h. Como região central, a publicação municipal estabelece aquelas em que funciona a zona azul, de estacionamento rotativo. Já nos bairros, o funcionamento comercial poderá acontecer entre 9h e 16h. Ao mesmo tempo shopping centers poderão funcionar, entre 12h e 20h, mas apenas lojistas permitidos na Onda Amarela poderão abrir. Serviços essenciais poderão funcionar de acordo com os próprios horários, mas com limitação de 50% de sua capacidade.

Restaurantes e bares terão mudança significativa, podendo abrir as portas para consumo em dois horários distintos, entre 11h e 15h e entre 19h e 22h. O funcionamento está autorizado em qualquer dia da semana, mas também com metade da capacidade de lotação. Seguem permitidos ainda entregas em domicílio e retiradas no balcão.

“Qualquer dúvida, entre no (portal) Minas Consciente e verifique seu CNAE, nós estamos somente regulamentando como será o funcionamento e nesse final de emana será como já está. Eu vou alertar a população: se nós não tivermos cuidado, corremos o risco de ir para zona vermelha como em várias regiões”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP) em pronunciamento em redes sociais.

Dia dos pais

 
No fim de julho a Prefeitura divulgou que faria adesão ao Minas Consciente, mas pediu um prazo de 10 dias para atender à decisão judicial que determinava a a inclusão de todos os município no plano estadual. Desde então o comércio foi flexibilizado na cidade.

A adesão de Uberlândia, contudo, impossibilita que neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, o comércio esteja aberto, pois a deliberação anterior impossibilita que as empresas não essenciais funcionem aos sábados, domingos e feriados.


Araguari

 
A Prefeitura de Araguari já fez a adesão do Minas Consciente de acordo com o termos estaduais e as regras da Onda Amarela já são aplicadas o Município, de acordo com decreto municipal, desde esta sexta-feira (7). “Estamos entrando em uma fase muito favorável e aos poucos voltaremos à normalidade. Peço a todos os araguarinos que façam sua parte, para que juntos possamos vencer essa luta”, disse o prefeito Marcos Coelho (PSB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)