(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRÊS REQUERIMENTOS

Comissão de Saúde da Câmara de Fabriciano pede explicações sobre interdição de UTI

Vereador Professor Edem (PT), membro da Comissão Permanente de Saúde, quer ouvir a Secretária Municipal de Saúde e o superintendente regional de Saúde, para esclarecer fato


07/08/2020 16:33 - atualizado 07/08/2020 19:34

A secretária municipal de Saúde, Kátia Barbalho, nega problemas com maquinário de hemodiálise do hospital (foto: Imprensa/Prefeitura de Coronel Fabriciano)
A secretária municipal de Saúde, Kátia Barbalho, nega problemas com maquinário de hemodiálise do hospital (foto: Imprensa/Prefeitura de Coronel Fabriciano)
A interdição dos leitos de UTI no Hospital Dr. José Maria Morais, em Coronel Fabriciano, continua gerando polêmicas. O vereador Professor Edem (PT), membro da Comissão Permanente de Saúde de Fabriciano, apresentou três requerimentos à Câmara Municipal com pedidos de esclarecimento e informações detalhadas sobre a interdição dos leitos de UTI no Hospital Municipal José Maria de Morais e sobre a ausência da máquina de hemodiálise e de antibióticos.
O vereador quer ouvir a secretária municipal de Saúde, Kátia Barbalho Diniz Costa, para ter informações sobre o que, segundo ele, está sendo tratado pela administração municipal como “fakenews”. O vereador também requereu do superintendente regional de Saúde, Ernany de Oliveira Duque Júnior, a confirmação das informações sobre a interdição das UTI’s.
(foto: Imprensa/Prefeitura de Coronel Fabriciano)
(foto: Imprensa/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Os requerimentos deverão ser votados pelo plenário na próxima Reunião Ordinária, terça-feira (11), na Câmara de Coronel Fabriciano. “Precisamos votar os requerimentos o mais rápido possível, dada a urgência da questão. Tem pessoas morrendo e outras correndo risco de vida. Os requerimentos são pedidos de informações sobre o que realmente está acontecendo, o que é o nosso papel de fiscalização. Infelizmente, nossa Comissão de Saúde não quis se posicionar”, disse o vereador Edem.

A Secretaria de Governança da Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano se antecipou aos requerimentos citados pelo vereador e informou que, assim como já detalhou ao Governo do Estado sobre a atual situação do Hospital José Maria Morais, também se coloca à disposição da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador professor Edem (PT), para quaisquer esclarecimentos sobre os leitos de UTI COVID-19 e clínicos do HJMM.

Esclareceu ainda que a denúncia que originou a vistoria da equipe da Superintendência Regional de Saúde- SRS, se deu após um equipamento de hemodiálise do hospital apresentar problemas técnicos. “Essa máquina, CNES nº 7082886, credenciada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, foi consertada, continuando à disposição dos pacientes internados que dela necessitassem”, disse Kátia Barbalho, secretária municipal de Saúde.

Além de estar consertada e funcionando, segundo a secretária, outras três máquinas de hemodiálise e três máquinas de osmose reversa foram compradas. “O HJMM conta atualmente com serviço de hemodiálise funcionando, com equipe de nefrologia e multidisciplinar, apresenta todos os EPI’s necessários ao atendimento da ala COVID-19, tem todos os antibióticos à disposição da equipe, ventiladores e monitores com capnografia e pressão intra-arterial em todos os 20 leitos”, disse, lembrando que o HJMM tem uma equipe capacitada para atendimento a todos os pacientes que o procuram. "Coronel Fabriciano apresenta a menor taxa de letalidade (1,52%) do Vale do Aço, e continua funcionando com o objetivo principal, que é salvar vidas."
 
Nota da Superintendência Regional de Saúde   
 
A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano mantém o mesmo posicionamento que determinou a interdição no HJMM, divulgado por meio de nota: “Esclarecemos que a medida de interdição cautelar é aplicada em estabelecimento ou produto, quando for constatado indício de infração sanitária em que haja risco para a saúde da população. A infração perdurará até que sejam sanadas as irregularidades, objeto da ação fiscalizadora. Sendo assim, mediante a apresentação da comprovação de aquisição/instalação dos equipamentos de hemodiálise, com qualificação de instalação destes, garantindo que os mesmos estão funcionando em conformidade com as especificações/parâmetros do fabricante; a apresentação da análise de água purificada pelos equipamentos de osmose reversa após sua instalação; o estabelecimento de um programa de manutenção preventiva dos equipamentos (não apenas corretiva); a comprovação da assistência de médico nefrologista à beira leito e a regularização do estoque de medicamentos, materiais e insumos mínimos necessários à atividade; a medida poderá ser revista”. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)