(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NESTE DOMINGO

Após atraso nas obras, PBH inaugura nova UPA Norte, no Bairro Novo Aarão Reis

Expectativa é de que a unidade, que começa a atender pacientes neste domingo (9), receba até 10 mil pessoas por mês; local conta com uma ala específica para casos de COVID-19


07/08/2020 12:48 - atualizado 07/08/2020 13:21

População será atendida em área mais ampla e moderna(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
População será atendida em área mais ampla e moderna (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou, nesta sexta-feira (7), a nova sede da UPA Norte, instalada na Avenida Risoleta Neves, no Bairro Novo Aarão Reis. O local, que começa a atender a população neste domingo (9), tem uma ala dedicada exclusivamente a pacientes com suspeita de COVID-19. 

Paralisadas desde 2016, as obras na nova sede da UPA Norte — que custaram R$ 14 milhões —  foram retomadas em 2019. Durante esse tempo, a população da regional era atendida no antigo endereço de funcionamento da UPA Norte, localizada no Bairro Primeiro de Maio e, que  frequentemente era alvo de queixas por parte dos usuários, por conta da estrutura do local, que não comportava o número de pacientes que crescia anualmente.

Quatro anos depois, com a conclusão das obras, a população vai contar com o atendimento em uma área mais ampla, com 1.793m², e moderna, com oito consultórios, salas de cirurgia, ortopedia e classificação de risco, 12 leitos de enfermaria adulto, cinco de pediatria e quatro de urgência, além de laboratório, raio-x e uma ala exclusiva para casos suspeitos de COVID-19. A expectativa é de que a unidade receba até 10 mil pessoas por mês e beneficie mais de 250 mil pessoas.

Durante a inauguração da unidade, o secretário de Saúde da capital, o médico Jackson Pinto Machado, comemorou a entrega. “É uma instalação da melhor qualidade. As pessoas serão atendidas com muita qualidade e os nossos trabalhadores da saúde terão condições dignas de trabalho, o que não acontecia na antiga UPA Norte."

Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), também comemorou a conclusão das obras e comentou sobre o atraso na entrega da nova UPA Norte. “Retomamos a obra no ano passado, com muita dificuldade, pois ela estava paralisada desde 2016. Retomar uma obra paralisada é muito complicado, porque vocês sabem que temos um setor público —  a parte de licitação —  é algo que demanda uma série de interferências, normas que temos que seguir”, justificou.

COVID-19

A nova unidade também conta com uma ala exclusiva para atendimento a pacientes com sintomas da COVID-19. “É um setor separado, de parede mesmo, onde temos dois consultórios, uma observação exclusiva para COVID-19 com sala de medicação, onde o paciente é avaliado pelo médico e medicado. Se tiver de alta, ele (paciente) já sai por uma ala fora da unidade, para não ter contato com outros pacientes”, explicou  Daniela Aparecida de Lima Rocha Martins, gerente da UPA Norte. 

Em casos mais graves, Daniela conta que o paciente será deslocado para uma sala de observação, onde ficará isolado e posteriormente será transferido para um hospital.  

Esquema especial de transição

Para realizar a mudança de equipamentos e a transferência dos pacientes internados para a nova sede, a antiga UPA Norte vai interromper o pronto-atendimento a partir das 19h desta sexta-feira (7).
 
A população que necessitar de atendimento de urgência clínico, pediátrico e cirúrgico deve procurar a UPA Nordeste (Rua Joaquim Gouvêa, 560, Bairro São Paulo), que fica próxima à UPA Norte ou a unidade Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 175).

Para atender casos de urgência que eventualmente forem encaminhados à antiga UPA Norte durante o fim de semana, haverá uma ambulância do SAMU que fará o transporte do paciente para outra unidade. Esse serviço será realizado exclusivamente para atender casos considerados graves.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)