(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Regras de isolamento

COVID-19: metade da população de MG ainda tem acesso apenas a serviços essenciais

De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, 200 municípios aderiram ao Minas Consciente; 11,9 milhões de habitantes ainda estão na onda verdade do programa


postado em 16/07/2020 13:16 / atualizado em 16/07/2020 14:29

(foto: Rede Minas/Reprodução)
(foto: Rede Minas/Reprodução)
Uma parte significativa de municípios de Minas se mantém na onda verde do programa Minas Consciente, em que é permitida a abertura apenas dos serviços essenciais. A informação é do  secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que apresentou em coletiva nesta quinta-feira (16) balanço da adesão ao programa. Segundo ele, estão na onda verde  as regiões Centro, Jequitinhonha, Leste, Oeste, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço. A população dessas sete regiões soma 11,9 milhões de habitantes, ou mais da metade da população total do estado, de 21,1 milhões de habitantes.
 
No entanto, nem todos os municípios dessas regiões aderiram ao Minas Consciente. O secretário informou que 200 municípios aderiram formalmente ao programa. "Com essa marca, o Minas Consciente atinge 4,5 milhões de mineiros, impactados positivamente pelo Minas Consciente," afirmou.
 
Na Região Centro-Sul, são 39 municípios, como Barbacena, Carandaí, Conselheiro Lafayete e Ouro Branco. Na Região Centro, 26 municípios aderiram, entre eles Sete Lagoas, Ouro Preto, Curvelo. Cidade-polo da região, Belo Horizonte não aderiu ao programa. O secretário anunciou que Betim entrou ontem. Na Noroeste, seguem os protocolos do governo Patos de Minas, Vicente Olegário, Lagoa Formosa e Vazante.
 
O secretário ainda informou que as regiões Norte e Sul avançam para onda amarela. Noroeste e Sudeste avançam para a onda branca. "Houve avanço de ondas nessas macrorregiões, uma vez que seus dados epidemiológicos, estatísticos e sanitários permitiram. Houve enquadramento na disponibilidade de leitos e na taxa de transmissão do vírus, portanto, com base no laudo das secretarias de saúde, essas macrorregiões puderam avançar na respectivas onda", informou.
 
Na onda branca, estão Centro-sul, Leste do sul, Noroeste e Sudeste. Na amarela, Norte e Sul 

Decisão judicial

 
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 9 de julho, determinou que os municípios mineiros devem cumprir a  deliberação nº 17, do Comitê Extraordinário COVID-19 do governo estadual. A deliberação apresenta normas mais rígidas em relação ao funcionamento das atividades econômicas.
 
O Ministério Público alertou que a flexibilização das medidas de isolamento social, em diversas regiões do Estado, acarretaram  em um crescimento do contágio pelo novo coronavírus e no colapso da rede hospitalar.
 
Na decisão, a juiza Marcia Milanez, chama atenão para a região Sudeste,  uma das que tem maior número de municípios aderidos, como Juiz de Fora, Leopoldina, Visconde do Rio Branco, Muriaé. A deliberação é anterior ao programa Minas Consciente.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)