(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACIDENTE

'Pensei que ia morrer', diz motorista que teve carro engolido por cratera no Santa Tereza, em BH

Buraco de 20 metros se abriu na Rua Gabro após rompimento de adutora da Copasa


postado em 25/06/2020 09:18 / atualizado em 25/06/2020 18:25

Ver galeria . 5 Fotos Edésio Ferreira/ EM/ D.A.Press
(foto: Edésio Ferreira/ EM/ D.A.Press )
Uma cratera de 20 metros de circunferência engoliu um Fiat Argo no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte. O incidente ocorreu na Rua Gabro, esquina com a Rua Capitão Procópio, na manhã desta quinta-feira (25),  após o rompimento de uma adutora da Copasa.



O dono do veículo, o motorista Marco Antônio dos Santos, de 57 anos, conta que estava dentro do carro junto com a mulher, a diarista Sônia Aparecida de Freitas Santos, de 51, quando o buraco se abriu. "Achei que ia morrer", diz o homem, que não teve ferimentos e aguarda a remoção do automóvel. A esposa dele também saiu ilesa do acidente. "Vim aqui trazer a companheira para o trabalho. Ela trabalha numa casa aqui da região. Fiquei muito assustado", afirma.

A cratera, que está inundada pela água que corre pelos canos subterrâneos da via, continua cedendo. O Corpo de Bombeiros ainda não identificou as causas da erosão. "Sabemos apenas que uma adutora se rompeu no local. A força da água, provavelmente, erodiu o solo, mas manteve o asfalto intacto. Com o peso do veículo que passava por aqui esta manhã, a via cedeu. Mas ainda vamos investigar, essa é uma probabilidade", ponderou o Tenente Bernardo Santos.

Ainda de acordo com o tenente, a Defesa Civil isolou cinco casas da Rua Gabro, três do lado direito, mais próximas à cratera, e duas do lado esquerdo. Os moradores não estavam presentes.  É possível que a estrutura das residências tenha sido afetada. O passeio em frente a uma delas, situada no número 250, foi totalmente erodido, mas a Defesa Civil, por enquanto, descarta a hipótese de que ela seja arrastada para dentro do buraco.

"Após a remoção do carro e contenção da cratera, a Defesa Civil ainda vai fazer uma avaliação do trecho abalado pela erosão e orientar os moradores. Por enquanto, nosso foco é conter o buraco, garantir a segurança das pessoas e da rede elétrica", explicou o Tenente Bernardo.

Negligência

Moradores da Rua Gabro relatam que o rompimento da adutora que teria causado a cratera foi informado por volta de 21h dessa quarta-feira (24), primeiro à Copasa, que não atendeu a ocorrência. Por volta de 4h desta quinta (25), o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas só compareceu às 9h da manhã, quando o carro já havia sido arrastado pela erosão. 

Foto de morador da Rua Gabros mostra início do alagamento, na madrugada desta quinta (25)(foto: Arquivo pessoal)
Foto de morador da Rua Gabros mostra início do alagamento, na madrugada desta quinta (25) (foto: Arquivo pessoal)
Vídeos e fotos feitos pelos residentes do prédio que fica no número 10 da rua Capitão Procópio, bem próximo do buraco, registram o início do alagamento, ainda na madrugada. Filogômino Júnior, de 55 anos, que mora em um dos apartamentos do edifício, diz que foi ele quem isolou o trecho do acidente com cones. "Esse material é meu. Não tem nada dos bombeiros aí, exceto a fita zebrada", afirma o servidor público. 

O morador também diz que ele e os vizinhos chegaram a ser coagidos pela corporação quando tentaram alertar sobre o vazamento. "Disseram que esse problema não era da competência deles e nos intimidaram. Falaram que nós estávamos desacatando os agentes ao insistir que eles viessem. Restringiam-se a nos orientar para chamar a Copasa, o que fizemos várias vezes, mas não adiantou", conta. "Se a Copasa ou os bombeiros tivessem vindo aqui na noite de ontem, quando ligamos, esse acidente que ameaça a segurança de várias pessoas da rua talvez não tivesse acontecido", reclama.

Procurada, a Copasa não se manifestou sobre o ocorrido, mas informou que está fazendo uma manutenção emergencial na rede de água na região e que, por esse motivo, o abastecimento dos bairros Floresta e Santa Tereza foi interrompido. A previsão é de que o fornecimento de água retorne gradativamente, no decorrer da noite desta quinta (25)."

Nota do Corpo de Bombeiros 

Em nota, o CBMMG alegou que as chamadas recebidas da Rua Gabro via 193 davam conta de apenas um vazamento de água. “Considerando as informações passadas pelo solicitante, o teleatendimento corretamente informou que esse tipo de intervenção deveria ser solicitada junto à COPASA", justifica o texto.
 
Segundo a corporação, mais tarde, quando houve uma nova solicitação informando que a situação havia se agravado e o solo apresentava instabilidade, "o CBMMG imediatamente deslocou viatura para o local e realizou o atendimento de toda a área no que tange ao salvamento e isolamento de risco no local.” A corporação também nega que tenha coagido ou intimidado os autores do chamado.  

Alerta da Defesa Civil 

Outro comunicado - este, da Defesa Civil -, informa que o órgão fez a vistoria do trecho do acidente, mas não interditou nenhuma casa. "Moradores dos imóveis 250 e 236 foram notificados e orientados a utilizar uma entrada secundaria até a recuperação da área afetada".

* Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)