(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Em um mês, barreiras sanitárias em BH encaminharam mais de 1.268 pessoas para atendimento médico

Foram parados 233 mil veículos, nos 18 pontos instalados pela prefeitura para monitorar pessoas com sintomas da COVID-19 na Capital


18/06/2020 10:30 - atualizado 18/06/2020 14:00

Em um mês as barreiras sanitárias vistoriaram 233 mil veículos em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM DA Press)
Em um mês as barreiras sanitárias vistoriaram 233 mil veículos em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM DA Press)
Depois de um mês em que foram instaladas, em 18 pontos de Belo Horizonte, as barreiras sanitárias registraram 1.268 pessoas com sintomas da COVID-19. Todas foram encaminhadas para atendimento médico e monitoradas via 'tele-atendimento', informou na manhã desta quianta-feira a diretora de assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Mascarenhas.

Foram abordados 233 veículos e 462.269 pessoas entrevistadas para saber se apresentavam algum sintoma da doença.

As primeiras barreiras foram instaladas em 18 de maio, como medida para frear a disseminação do coronavírus. As pessoas são perguntadas se apresentaram algum sintoma como febre, dores de cabeça e garganta ou se estiveram em contato com alguma pessoa contaminada pela COVID-19.

temperatura corporal também foi aferida por agentes de saúde, já que a febre é um dos principais sintomas.
 
As barreiras sanitárias instaladas pela prefeitura contam com parcerias da BHTrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e acadêmicos de enfermagem e medicina. São 18 postos de vigilância,  mas funcionam 12 concomitantemente, todos os dias, em locais alternados.
 
De acordo com Renata Macarenhas, eles estão instalados nos principais pontos de acesso à capital. Caso haja registro de sintomas em pessoas que morem em outro município, a prefeitura do endereço de origem é avisada para que faça o devido monitoramento do caso suspeito.
 
Os passageiros dos veículos parados respondem a um questionário sobre sintomas respiratórios, como tosse, coriza, mal estar geral, dor de garganta, senção ou febre. É medida a temperatura e responde se fez contato com alguém com caso confirmado de coronavirus nos últimos 14 dias.
 
Se qualquer uma das perguntas a resposta for positiva, a pessoa recebe uma ficha de encaminhamento à unidade de saúde mais próxima. O supeito da doença é telemonitorado. Os exames e resposta ao questionário não é obrigatório.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em seu último balanço, ontem (quarta-feira), foram abordados 10.961 veículos e avaliadas 22.191 pessoas. Deste total, 67 foram encaminhadas aos serviços de saúde. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)