Publicidade

Estado de Minas ANIMAIS ABANDONADOS

Minas ganhará centros de acolhimento para animais de rua

Projeto foi anunciado nesta sexta-feira (5), Dia Nacional do Meio Ambiente. Primeiro centro será em Matozinhos, na Grande BH


postado em 05/06/2020 19:04

Objetivo é diminuir a população de animais de rua no estado(foto: Pixabay/Reprodução)
Objetivo é diminuir a população de animais de rua no estado (foto: Pixabay/Reprodução)
Centros de acolhimento para animais de rua serão criados em todo o estado de Minas Gerais a partir do “Projeto Pioneiro de Acolhida, Abrigo e Adoção de Fauna Doméstica Abandonada”. A iniciativa foi lançada, virtualmente, com participação do governador Romeu Zema (Novo) nesta sexta-feira (5), Dia Nacional do Meio Ambiente.
 
De acordo com o Governo de Minas, o objetivo do projeto é diminuir a população de animais de rua no estado. O primeiro centro será em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde já se encontra a sede da Sociedade Mineira de Proteção dos Animais.
 
O governador afirmou que o projeto mineiro pode servir de referência para todo o país. “Que Minas faça mais uma vez um programa que seja inspirador para outros estados. Não é só uma questão ambiental, mas de saúde pública, já que os animais podem transmitir doenças”, ressaltou Zema.
 
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, explicou que a situação envolvendo animais de rua tem sido um grande desafio para a gestão pública municipal, que recebe inúmeras denúncias de maus tratos a animais domésticos, de rua e do controle de zoonose.  “Este centro de acolhimento nasce para ser uma referência, uma vez replicado, de como os municípios poderão ter uma ideia exata de custos, equipamentos e estrutura”, explicou. 
 
O Governo de Minas informou que o estado atua como referência técnina, por meio de orientações, e que desempenha o papel de mobilização e união entre empresas e prefeituras para a viabilização do projeto.
 
 
 
 

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade