(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Transmissão, isolamento, tratamento, cuidados e animais de estimação: esclareça dúvidas sobre coronavírus

Com avanço da pandemia, também aumentam questionamentos e desinformações sobre casos


postado em 18/03/2020 11:12 / atualizado em 18/03/2020 11:51

Equipe de prevenção higieniza metrô no Rio de Janeiro; pessoas devem ter cuidados ao usar transporte público(foto: Carl DE SOUZA / AFP)
Equipe de prevenção higieniza metrô no Rio de Janeiro; pessoas devem ter cuidados ao usar transporte público (foto: Carl DE SOUZA / AFP)

Com sintomas parecidos aos de resfriado e gripe, o novo coronavírus (Covid-19) ainda gera dúvidas nas pessoas sobre como ocorre a disseminação da doença e de como são as melhores formas de prevenção. De acordo com recomendações dos principais órgãos de saúde, o Estado de Minas esclarece algumas dúvidas sobre a pandemia que já chegou ao Brasil

 
Pessoas que não estiveram em locais com casos de Covid-19 se infectam por contato com outro paciente contaminado, que contraiu o vírus fora do país. 

Transmissão sustentada ou comunitária
 
A transmissão ocorre entre a própria população. Alguém infectado que não esteve em regiões com registro da doença propaga o vírus a outra pessoa, que também não deixou o país. 

Isolamento domiciliar

Isolamento domiciliar é indicado para pessoas com suspeita de contaminação ou em casos confirmados que não são classificados como graves. Também é recomendado a pessoas sem sintomas, mas que tiveram contato com alguém diagnosticado com o vírus.

Produtos de limpeza matam o coronavírus?

Produtos de limpeza, como desinfetantes, além de álcool 70% e água sanitária. A limpeza de ambientes com água e sabão também é recomendada. 
 
Como é feito o tratamento?

O tratamento é somente para o alívio dos sintomas, com uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos para febre e dor. O Ministério da Saúde também indica repouso e consumo de bastante água. 

Precaução para quem usa transporte público

Após segurar em barras de apoio de ônibus, trens ou metrôs, a pessoa deve higienizar as mãos. O álcool em gel é um bom aliado.  Se possível, evite o transporte público em horários de pico. A Organização Mundial de Saúde também recomenda que a pessoa cubra a tosse com a parte de dentro do cotovelo e mantenha distância mínima de 1 metro de  passageiros que estejam espirrando ou tossindo. 
 
Animais de estimação transmitem o novo coronavírus? 

A propagação do Covid-19 resulta apenas da transmissão entre seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal. A entidade ressalta que não há evidências que bichos animais possam ser infectados ou transmitir o vírus. 

Principais grupos de risco

Idosos, grávidas, pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, além de crianças de até dois anos de idade. Em pessoas com menos de 40 anos, o risco de letalidade é de 0,2%. Já em pessoas com mais de  60 anos, a porcentagem de óbito por causa do vírus chega a 19%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)