Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO EM CONTAGEM

Contagem autoriza reabertura de shoppings e galerias; veja detalhes

Shoppings centers, shoppings populares, centros comerciais e galerias reabrirão em 8 de junho; cinemas e academias seguem suspensos


postado em 01/06/2020 21:42 / atualizado em 01/06/2020 21:57

Shoppings centers de Contagem reabrirão em 8 de junho(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Shoppings centers de Contagem reabrirão em 8 de junho (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

Shoppings centers, shoppings populares, centros comerciais e galerias de Contagem, na Grande Belo Horizonte, reabrirão em 8 de junho. A informação já tinha sido adiantada pelo Estado de Minas na última sexta (29/5), mas nesta segunda-feira, o prefeito Alex de Freitas (sem partido) assinou um decreto confirmando a retomada e divulgando os detalhes da abertura. 

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), os estabelecimentos estarão autorizados a funcionar com capacidade reduzida em 50% das 12h às 20h, de segunda-feira à sábado. Os estacionamentos também limitados a 50% de sua capacidade.

Além disso, a administração municipal determina que todas as pessoas que entrarem nos estabelecimentos deverão estar usando máscara e terão sua temperatura medida. Caso seja constatada uma temperatura acima de 37,2ºC, a pessoa será orientada a procurar o sistema de saúde. Por outro lado, caso o cliente não esteja utilizando máscara, ele poderá comprar a mercadoria em um stand de vendas.

O decreto ainda determina que os estabelecimentos disponibilizem álcool em gel 70% para todas as pessoas em vários setores dos shoppings  e assegurem o distanciamento de dois metros nas filas que venham a se formar dentro dos locais.

Apesar da abertura, a prefeitura manteve suspensa a abertura de cinemas; teatros/auditórios; áreas de jogos, brinquedos ou entretenimento de qualquer espécie; boates e similares; academias;  feiras, exposições e eventos de qualquer natureza;– serviços de empréstimo de carrinhos para crianças e empréstimo de cadeira de rodas, salvo para atendimento de emergência, realizando-se a higienização criteriosa após o uso.

Além disso, as praças e quiosques de alimentação permanecem fechadas, autorizando-se exclusivamente os serviços de entrega em domicílio e retirada do produto. Não será permitido o consumo de alimentos ou bebidas pelos clientes nas áreas internas dos shoppings centers, shoppings populares, centros comerciais e galerias.

Ar condicionado  A prefeitura ordena que os estabelecimentos programem para que os equipamentos de ar condicionado possam operar com a maior quantidade de ar externo possível. 

PROIBIDO

Conforme o decreto publicado nesta segunda, está proibido promover atividades promocionais, exposições e eventos de qualquer natureza que possam causar aglomerações. Além disso, a administração municipal ainda mandou retirar ou isolar todos os bancos, cadeiras, sofás, lounges, mobiliários destinados a descanso.

Ainda é proibida a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijouterias, calçados, entre outros. Diante disso, a prefeitura ordenou que os provadores fiquem fechados e impossibilitados para o uso.

Veja mais detalhes da reabertura dos shoppings centers, shoppings populares, centros comerciais e galerias. 

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade