Publicidade

Estado de Minas DENÚNCIA

#ExposedBeloHorizonte: mulheres usam rede social para denunciar abusos sexuais

Assunto ficou entre os mais comentados na capital nesta quinta


postado em 28/05/2020 22:47 / atualizado em 28/05/2020 23:27

Ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil(foto: Pixabay)
Ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil (foto: Pixabay)

Mulheres vítimas de abusos sexuais usaram a internet na noite desta quinta-feira para denunciar seus algozes. Usando a hashtag #ExposedBeloHorizonte – que ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter na capital – várias usuárias se manifestaram pela rede social.

Por medo de represálias dos abusadores ou até mesmo por vergonha, várias mulheres que haviam optado pelo silêncio quando foram vítimas dos crimes se sentiram encorajadas de expor o assunto por meio das redes sociais.

“Eu me sinto no dever. Doeu pra caramba escrever isso, mas quero demonstrar coragem e força para todas as mulheres que passaram pela mesma situação”, disse uma usuária do Twitter.

Outra desabafou: “Mais um relato anônimo. Nós temos medo, sentimos vergonha, culpa, dúvida, e nojo de nós mesmas, é algo difícil de tratar. Nunca diminuam esse acontecimento na vida de alguém ou o questione!”

“O maior abusador da minha vida está entre meus amigos, há fotos com ele nos meus storys, no Instagram do meus amigos, e em redes”, declarou outra.

Na segunda-feira, a ação já havia sido realizada em outras cidades brasileiras e teve grande adesão.

Violência contra a mulher no Brasil

De acordo com o 13ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em setembro do ano passado, o Brasil registrou 66 mil estupros em 2018. Foi o maior índice desde que o estudo começou a ser realizado, em 2007. 

A maioria das vítimas (53,8%) foram meninas de até 13 anos. Conforme a estatística, apurada em microdados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados, quatro meninas até essa idade são estupradas por hora no país. Ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, 4,1% acima do verificado em 2017 pelo anuário.

De cada dez estupros, oito ocorrem contra meninas e mulheres e dois contra meninos e homens. A maioria das mulheres violadas (50,9%) são negras.


Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade