Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Belo Horizonte bate novo recorde de frio e registra 8,6 °C

Frente fria faz termômetros despencarem, levando BH e estado a baterem recordes de baixas temperaturas e tornando casacos tão indispensáveis quanto as máscaras


postado em 28/05/2020 08:00 / atualizado em 28/05/2020 08:37

BH registra novo recorde de baixa temperatura em 2020(foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/DA PRESS)
BH registra novo recorde de baixa temperatura em 2020 (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/DA PRESS)


Por trás das máscaras, frio. Muito frio. Tanto que fez Belo Horizonte bater mais um novo recorde de baixa temperatura neste ano: na manhã desta quinta-feira, por volta de 7h, os termômetros da  estação da Pampulha registraram 8,6 °C.  

Nessa quarta-feira, a mínima foi de 9,3ºC. A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Belo Horizonte. A máxima estimada é de 23 °C.

A responsabilidade pelo despencar dos termômetros, que fez – além das máscaras – gorros, casacos e cachecóis tornarem-se peças obrigatórias nas ruas foi a atuação de uma massa de ar frio sobre Minas Gerais. E, para quem espera dias mais quentes, a previsão é de que a situação se repita hoje e a umidade do ar permaneça baixa. Temperaturas em alta estão previstas apenas a partir de sábado.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, a passagem de massas de ar frio é comum nesta época do ano, assim como a queda na umidade relativa do ar.

A Defesa Civil de Belo Horizonte indicou os índices de umidade relativa do ar devem ficar em torno de 30% à tarde.  Ontem, o órgão emitiu  um alerta válido até às 18h de sexta-feira, com recomendações para que a população redobre a atenção e reforce a hidratação.

SUL DE MINAS

Nesta quinta-feira, as temperaturas são baixas nas cidades do Sul de Minas. Mas, nenhum novo recorde foi registrado, segundo o  Inmet. Em Monte Verde, distrito do município de Camaducaia, os termômetros chegaram a registrar -2,7 ºC negativo. 

Já em Maria da Fé, também no Sul do estado, os termômetros ficaram em -1,0 ºC. 

Hoje o céu deve ficar claro em todo o estado, com a faixa Leste parcialmente nublada. A máxima pode chegar a 30º nas cidades da Região Noroeste do estado, segundo o Inmet.

Proteja-se


  • Confira as recomendações da Defesa Civil de BH para lidar com a baixa umidade do ar
  • Hidrate-se durante o dia
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas
  • Evite frituras
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou coloque uma bacia com água no quarto
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao Sol entre das 10h às 17h
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade