(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Tiradentes não fechará entradas, mas reforça barreiras no feriado

Um dos destinos preferidos dos paulistas, cidade sugere que turistas de outros estados adiem visitas por período indeterminado. Pousadas, restaurantes e atividades turísticas seguirão fechadas por decreto da prefeitura


postado em 20/05/2020 17:34 / atualizado em 21/05/2020 20:18

Município de 7,5 mil habitantes segue vazio durante pandemia, o que traz preocupação acerca das perdas na economia(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
Município de 7,5 mil habitantes segue vazio durante pandemia, o que traz preocupação acerca das perdas na economia (foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
O avanço assustador do coronavírus em São Paulo tem contribuído para que várias cidades fechem suas portas para turistas da capital paulista neste feriado prolongado, que começou nesta quarta-feira e termina no domingo. Com medo de que as pessoas possam facilitar a expansão do vírus, várias prefeituras adotaram isolamento total e vão barrar os paulistas que deixarão de lado a quarentena. No caso de Tiradentes, que fica no Campo das Vertentes, distante 220 quilômetros de Belo Horizonte, as autoridades descartam qualquer tipo de bloqueio às pessoas.
 
Desde o início da pandemia, o pequeno município de 7,5 mil habitantes, que costuma receber muitos turistas paulistas, emitiu decreto que proibiu o funcionamento do comércio não-essencial e instalou barreiras sanitárias educativas no caminho de ligação com a vizinha São João del-Rei. Por causa disso, a cidade não recebeu turistas em datas importantes, como a Semana Santa e Tiradentes, comemorado em 21 de abril.

O prefeito Zé Antônio do Pacu (PSDB) entende que, por enquanto, é impossível fechar o município totalmente para moradores de outras cidades: “Seguimos as mesmas medidas que adotamos no início da pandemia. Todo o comércio está fechado. Mas não podemos proibir ninguém de entrar em Tiradentes. Essa prática seria um coronelismo. Não estamos na época do autoritarismo”.
 
Ele, porém, recomenda que todos os visitantes adiem suas visitas ao município até que tudo esteja bem: "Queremos que eles venham um dia, mas logo depois que essa pandemia passar. Estamos cuidando agora da nossa população, para que no futuro possamos receber todos os brasileiros ou de outros países saudáveis". 

Segundo o chefe do Executivo, as barreiras sanitárias têm função educativa de apenas detectar pessoas com sintomas de COVID-19. Como vem ocorrendo em várias cidades, a pessoa passa por questionários objetivos e tem a temperatura corporal medida. “Todos os motoristas estão sendo monitorados, inclusive os de Tiradentes e os de São João del-Rei. Sempre sugerimos para que as pessoas voltem ao seu local de origem, mas não as impedimos de entrar.”

Sem a presença de turistas, Tiradentes não teve nenhum caso de coronavírus confirmado, e 56 pessoas tiveram a doença descartada. A cidade conta com apenas um respirador. Caso haja necessidade, os pacientes poderão ser transferidos para hospitais de São João del-Rei. 

Tiradentes flexibilizou um pouco o isolamento social ao permitir a abertura dos salões de beleza e barbearias, lojas de materiais de construção e lava-jatos. Semanalmente, a prefeitura faz desinfecção das principais ruas e pontos onde há maior aglomeração de pessoas.  

Ainda que o objetivo seja prevenir doenças, a cidade vive momento de apreensão em relação à questão econômica, já que pelo menos 1 mil empresários vivem do turismo. Com o vírus ainda em expansão no Brasil,  prefeitura alega que não há data para a reabertura das demais atividades comerciais.
 

Medidas rigorosas 

Se Tiradentes não impedirá a entrada dos paulistas, outras cidades de Minas farão bloqueios neste feriado para impedir o avanço da COVID-19. Lima Duarte, na Zona da Mata, além de Guaxupé, Ouro Fino, Baependi, Jacutinga e Borda da Mata (todas no Sul do estado) proibirão o acesso de pessoas da maior cidade do país.

Municípios do litoral paulista também não permitirão a entrada de carros que virão da maior cidade do país. As medidas valerão até segunda-feira pela manhã

Feriado de cinco dias


O feriado em São Paulo se deve a uma medida criada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) para aumentar o isolamento social. Ele sancionou um projeto de lei que permite a antecipação dos feriados municipais na capital paulista. Para isso, os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) serão antecipados para esta quarta (20) e quinta (21). Na sexta-feira, será declarado ponto facultativo na cidade.

O governador João Doria (PSDB) também encaminhou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei para antecipar o feriado estadual do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira.
 
De acordo com o último balanço, São Paulo contabilizou 5.147 óbitos por COVID-19 e 65.995 casos. A taxa de mortalidade é de 11,2 por 100 mil habitantes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)