(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOSES FALSIFICADAS

Com três casos registrados, Anvisa alerta para fraude em vacina contra a gripe

Agência publicou resolução que determina apreensão e inutilização dos produtos, caso sejam encontrados


postado em 20/05/2020 12:02 / atualizado em 20/05/2020 12:16

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou mais um problema no sistema de saúde: a falsificação de vacinas. De acordo com a Anvisa, três casos de fraude em doses contra a gripe já foram registrados no Brasil.
 
Dose falsificada da vacina contra a gripe(foto: Divulgação/Anvisa)
Dose falsificada da vacina contra a gripe (foto: Divulgação/Anvisa)
A vacina com registros de falsificação é a Fluarix Tetra, da empresa GlaxoSmithKline Brasil (GSK), que tem como objetivo prevenir a influenza ou gripe. Segundo a agência, as doses fraudadas são comercializadas em frasco-ampola multidose, que permite a retirada e aplicação em diversas pessoas.
 
O produto verdadeiro, por sua vez, é fabricado pela GSK e comercializado em forma de kit, com dose única, agulha, estojo plástico (para acondicionamento da seringa e da agulha), bula e cartucho. A empresa também produz o medicamento com dez doses, mas todas as seringas são preenchidas.
 
Doses verdadeiras da vacina são fabricadas e comercializadas em forma de kit(foto: Divulgação/Anvisa)
Doses verdadeiras da vacina são fabricadas e comercializadas em forma de kit (foto: Divulgação/Anvisa)
O órgão publicou, no Diário Oficial da União, no começo do mês, uma resolução que determina a apreensão e inutilização das doses fraudadas, caso sejam encontradas. Sua comercialização e uso também estão proibidas.
 
A Anvisa orienta para que a população e profissionais de saúde não utilizem e nem comercializem a vacina Fluarix Tetra da GSK em frasco-ampola multidose, e que notifiquem a agência caso encontrem o medicamento para ser aplicado. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da GSK também pode ser acionado. Basta ligar para 0800 701 22 33, além do e-mail sac.brasil@gsk.com.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)