(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTEÇÃO

COVID-19: motorista de Uber poderá cancelar corrida se passageiro estiver sem máscara

Aplicativo de transporte divulgou nesta terça-feira novas normas para aumentar a segurança durante os deslocamentos


postado em 12/05/2020 15:10 / atualizado em 12/05/2020 15:48

Motoristas devem utilizar máscaras, disponibilizar álcool em gel 70%, andar com os vidros abertos sempre que possível e realizar a limpeza diária do veículo(foto: Reprodução/Internet)
Motoristas devem utilizar máscaras, disponibilizar álcool em gel 70%, andar com os vidros abertos sempre que possível e realizar a limpeza diária do veículo (foto: Reprodução/Internet)
Belo Horizonte enfrenta o momento mais crítico no sistema de saúde desde que a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) atingiu a capital mineira. Pensando nisso, a Uber, empresa de mobilidade urbana, iniciou nesta terça-feira (12) o alerta dos novos procedimentos durante a prestação do serviço. Os clientes estão sendo notificados sobre as mudanças via e-mail cadastrado no aplicativo.

De acordo com a mensagem informativa da Uber, o uso de máscaras se tornou obrigatório dentro dos veículos enquanto os clientes realizam as viagens. O motorista poderá cancelar a corrida se o passageiro estiver sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A empresa de mobilidade afirmou estar seguindo todas as medidas de segurança recomendadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e que os motoristas do aplicativo devem utilizar máscaras de proteção, disponibilizar álcool em gel 70%, andar com os vidros abertos sempre que possível e realizar a limpeza diária do veículo. 

“A Uber não negocia sua saúde ou a dos motoristas e entregadores. Para manter a plataforma segura, é fundamental que todos estejam comprometidos com a sua saúde e a do próximo”, informou na mensagem.

Decreto municipal

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), decretou, em 22 de abril, a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital mineira. A medida é válida para todo espaço público da cidade, transporte coletivo e para estabelecimentos comerciais.

O chefe do Executivo cogitou a possibilidade de multar, em até R$ 80, quem saísse às ruas da capital sem o equipamento de proteção, mas recuou da decisão na semana passada. 

A máscara é considerada equipamento auxiliar para combater a propagação do novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço da COVID-19. BH adota esse regime desde 17 de março deste ano.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira
Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?    


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)