
O isolamento social é a mais eficiente arma no combate ao novo coronavírus. No entanto, outra medida fundamental que deve ser adotada para evitar o contágio quando for necessário sair de casa é o uso de máscaras. A partir deste domingo (10), o uso passa a ser obrigatório nos transportes coletivos intermunicipais e metropolitanos em Minas Gerais.
A reportagem do EM identificou que os belo-horizontinos estão se protegendo. Neste domingo, a maioria usava a proteção. Um exemplo é a passageira Márcia Aparecida Lopes entende e aprova a medida. "É bom! Protege a mim e ao próximo. O difícil é só acostumar, mas é questão de a saúde. É importante porque muita gente pode estar com o vírus", afirmou, enquanto aguardava o coletivo.

Antes, era apenas uma recomendação. Mas, a partir de domingo, os passageiros devem, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção dentro dos ônibus. Os motoristas só poderão iniciar ou prosseguir viagem se todos estiverem com a proteção facial. Trata-se de uma deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7) e passou a ser exigida a partir deste domingo.
De acordo com a deliberação, cabe as concessionárias e empresas responsáveis pela prestação dos serviços de transportes coletivos realizar o controle de embarque e permanência dos passageiros. A nova regra também será fiscalizada pelas autoridades sanitárias e órgãos de segurança pública.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que orientou todos os seus profissionais para não deixarem entrar no veículo passageiro que estiver sem máscaras. Se o passageiro retirar a máscara já dentro do coletivo, o motorista está orientado a parar o veículo e chamar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar para tomarem as devidas providências. De acordo com o Setra-BH, o número de viagens disponíveis atende à demanda de passageiros que caiu em 70%. No entanto, não informa qual é a frota circulando no momento.

A corporação ainda pontuou "que o papel da instituição tem sido de orientação, mediação e prevenção e, que nos casos atendidos pela instituição, as pessoas têm cumprido as ordens de maneira imediata."
Desde 14 de abril, o uso de máscaras era obrigatória para os funcionários das empresas de transporte coletivo, como motoristas e agentes de terminais e estações de transferência.
As autoridades sanitárias alertam para o uso correto do equipamento de segurança e reforçam que é uma das medidas preventivas. As pessoas devem manter os cuidados com a higiene, evitando colocar as mãos no rosto, mantendo-as limpas seja lavando com água e sabão seja com o uso de álcool em gel.
