(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Maioria adere ao uso obrigatório de máscaras em ônibus de BH

Determinação começou a valer neste domingo (10). Motoristas não podem inciar as viagens se houver passageiro sem a proteção


postado em 10/05/2020 15:24 / atualizado em 10/05/2020 17:10

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)

 
O isolamento social é a mais eficiente arma no combate ao novo coronavírus. No entanto, outra medida fundamental que deve ser adotada para evitar o contágio quando for necessário sair de casa é o uso de máscaras. A partir deste domingo (10), o uso passa a ser obrigatório nos transportes coletivos intermunicipais e metropolitanos em Minas Gerais.
 
A reportagem do EM identificou que os belo-horizontinos estão se protegendo. Neste domingo, a maioria usava a proteção. Um exemplo é a passageira Márcia Aparecida Lopes entende e aprova a medida. "É bom! Protege a mim e ao próximo. O difícil é só acostumar, mas é questão de a saúde. É importante porque muita gente pode estar com o vírus", afirmou, enquanto aguardava o coletivo.
 
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)
 
 
Antes, era apenas uma recomendação.  Mas, a partir de domingo, os passageiros devem, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção dentro dos ônibus. Os motoristas só poderão iniciar ou prosseguir viagem se todos estiverem com a proteção facial. Trata-se de uma deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7) e passou  a ser exigida a partir deste domingo. 

De acordo com a deliberação, cabe as concessionárias e empresas responsáveis pela prestação dos serviços de transportes coletivos  realizar o controle de embarque e permanência dos passageiros. A nova regra também será fiscalizada pelas autoridades sanitárias e órgãos de segurança pública.
 
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que  orientou todos os seus profissionais para não deixarem entrar no veículo passageiro que estiver sem máscaras. Se o passageiro retirar a máscara já dentro do coletivo, o motorista está orientado a parar o veículo e chamar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar para tomarem as devidas providências. De acordo com o Setra-BH, o número de viagens disponíveis atende à demanda de passageiros que caiu em 70%. No entanto, não informa qual é a frota circulando no momento. 
 
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS)
Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou que solicita que às pessoas que cumpram as determinações sejam ela municipais ou estaduais. "A PMMG esclarece que age de maneira complementar ao serviço de fiscalização da Guarda Municipal, onde há este serviço, ou de maneira prioritária onde não há Guarda Municipal."
 
A corporação ainda pontuou "que o papel da instituição tem sido de orientação, mediação e prevenção e, que nos casos atendidos pela instituição, as pessoas têm cumprido as ordens de maneira imediata."
 

Desde 14 de abril, o uso de máscaras era obrigatória para os funcionários das empresas de transporte coletivo, como motoristas e agentes de terminais e estações de transferência.
 
As autoridades sanitárias alertam para o uso correto do equipamento de segurança e reforçam que é uma das medidas preventivas. As pessoas devem manter os cuidados com a higiene, evitando colocar as mãos no rosto, mantendo-as limpas seja lavando com água e sabão seja com o uso de álcool em gel.
 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)