(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH confirma mais 171 casos de dengue e número chega a 1.842

Aumento foi de 10% em relação à semana passada. Secretaria de Saúde pede que as pessoas aproveitem a quarentena para eliminar os focos de dengue em casa


postado em 01/05/2020 11:14 / atualizado em 01/05/2020 11:28

Mosquito Aedes aegypti também transmite zika e chikungunya(foto: NIAID/Divulgação)
Mosquito Aedes aegypti também transmite zika e chikungunya (foto: NIAID/Divulgação)


Em uma semana, Belo Horizonte registrou aumento de 10% nos casos de dengue em 2020. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a capital mineira já tem 1.842 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, 171 a mais do que na semana passada: em 24 de abril, eram 1.671 casos. 


Comparando com o mesmo período do ano passado, quando Belo Horizonte registrou uma epidemia de dengue, o número é bem menor. Em 26 de abril de 2019, a cidade contabilizava 6.280 casos da doença, 70% a mais do que agora

No entanto, o número de casos registrado até ontem é bem maior do que o apontado pelo balanço de 27 de abril de 2018, um ano sem epidemia. Na época, de janeiro a abril, a capital somava apenas 104 casos de dengue, 94% menos do que em 2020. 

A região de Belo Horizonte que concentra mais casos de dengue até o momento é a Leste, com 493 confirmações. Em seguida, vem a Região Nordeste, com 324 casos e Venda Nova, com 272 casos de dengue em 2020.

(foto: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação)
(foto: Secretaria Municipal de Saúde/Divulgação)


Vale lembrar que, além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor da zika e da chikungunya. Desde de 17 de abril, o número de ocorrências não mudou. Foram notificados 22 casos de zika na capital e um foi confirmado. Destes, 10 foram descartados e os demais seguem em investigação. Os casos de chikungunya também se encontram estáveis, com 34 na capital. 

Minas Gerais


O balanço da Secretaria de Estado de Saúde foi divulgado na última segunda-feira, 27 de abril. Desde janeiro, o estado soma 56.031 casos prováveis de dengue (suspeitos + confirmados). Cinco pessoas morreram nos municípios de Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga e Carneirinho. A Secretaria ainda investiga 26 mortes. 


Cuidados


A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas aproveitem a quarentena em casa por conta do novo coronavírus para verificar quintais e outros espaços do imóvel que possam acumular água, onde o mosquito deposita os ovos. Veja algumas dicas: 

  • Retirar os pratinhos de plantas

  • Acondicionar o lixo em saco plástico e mantê-lo em lixeira tampada até o dia de recolhimento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

  • Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas

  • Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água

  • Entregar os pneus ao Serviço de Limpeza Urbana ou mantê-los em local coberto

  • Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana

  • Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa se tornar um foco do Aedes aegypti


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)