(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Conta de luz aumentou? Confira as dicas para economizar durante a quarentena

Cemig orienta que seus clientes fiquem atentos ao consumo para evitar surpresas na conta de energia


postado em 23/04/2020 16:25 / atualizado em 23/04/2020 17:11

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Com as ações de isolamento social determinadas pelo poder público no combate à disseminação do novo coronavírus, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta aos consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas negativas com relação à conta de energia. Com a concentração das famílias em casa, a tendência é de uso dos aparelhos elétricos será mais intensidade.

Thiago Batista, engenheiro de eficiência energética da Cemig, afirma tratar-se de propostas de mudanças simples, mas que podem fazer a diferença e evitar sustos na hora do pagamento. Confira:

Aparelhos eletrodomésticos eficientes e lâmpadas LED

De acordo com ele, buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo.

A energia poupada seria suficiente para tomar 23 banhos, 180 horas de TV ligada ou dar 2,3 mil recargas em celulares. Financeiramente, isso equivale a duas torneiras pingando continuamente durante um mês.

A geladeira


As geladeiras também podem representar uma economia de até 48%, se substituídas por modelos eficientes.

Essa economia mensal significa energia para tomar 20 banhos, 150 horas de TV ligada ou dar 2 mil recargas em celulares. Financeiramente, neste caso, seriam mais duas torneiras pingando durante um mês inteiro.

Consumo em aparelhos desligados


O engenheiro de eficiência energética da Cemig explica que a eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo standby pode representar acréscimo de até 15% no consumo mensal do aparelho.

Determinados equipamentos – como receptores de TV por assinatura, computadores e televisão, que costumam ficar ligados em modo de standby 24 horas por dia – elevam o valor da conta no final do mês. Para economizar, é necessário que o consumidor retire a conexão da tomada.

Vale ressaltar ainda que, no modo de espera, os equipamentos antigos consomem acima do gasto pelos mais modernos.

“Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la”, sugere o engenheiro.

Conferindo a potência


De acordo com o especialista, outra questão a ser observada é que, além de controlar o tempo de uso, o consumidor pode verificar a potência dos aparelhos – garantindo maior economia.

Essa informação deve ser observada no selo do Inmetro que acompanha os equipamentos e que, preferencialmente, deve conter a letra A ou o selo Procel, da Eletrobras, indicando que são mais eficientes em relação à eletricidade necessária para o funcionamento.

"Além disso, pratique ações simples de redução de consumo, como manter o ambiente fechado quando o ar-condicionado estiver ligado, reduzir o tempo de banho e retirar da tomada o carregador de celular quando o aparelho não estiver em uso”, destaca Thiago.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)