(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Tiradentes transmitirá pela internet homenagem a mártir da Inconfidência Mineira

Hasteamento de bandeiras e acendimento da chama da liberdade contarão com a presença de poucas autoridades


postado em 18/04/2020 12:59 / atualizado em 18/04/2020 17:53

Cidade de pouco mais de 7 mil habitantes vive efeitos econômicos negativo com a paralisação do turismo em virtude do coronavírus(foto: Artes Vertentes/Divulgação)
Cidade de pouco mais de 7 mil habitantes vive efeitos econômicos negativo com a paralisação do turismo em virtude do coronavírus (foto: Artes Vertentes/Divulgação)

Uma das principais opções de turismo no estado, a histórica cidade de Tiradentes viverá momento atípico nesta terça-feira, quando homenageará o mártir da Inconfidência Mineira de mesmo nome. Em virtude do isolamento social provocado pela expansão do coronavírus, o município celebrará o dia da morte de Tiradentes de forma inédita. Com o cancelamento das festividades, o momento cívico, com execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras, será transmitido ao vivo pelas redes sociais, sem a presença de público.

 

 

O evento em questão é um dos principais no calendário da cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, localizada no Campo das Vertentes. Para evitar aglomeração de pessoas, a celebridade será restrita a algumas autoridades da cidade, que farão breve homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1972), símbolo da luta contra o domínio português, que foi julgado e enforcado no Rio de Janeiro. O município já havia cancelado outras festas importantes, como a Semana Santa, o Festival Foto em Pauta (fotografia), o Tiradentes em Cena (artes cênicas) e o Trem Bier Festival (cervejas artesanais).

 

Nesta terça, alguns eventos serão mantidos, como a execução dos hinos nacionais e de Tiradentes e o acendimento da chama da liberdade, que sairá na Casa Padre Toledo, local onde foi realizada a primeira reunião da Inconfidência Mineira, em 1788. A pira olímpica ficará acesa até 18h. Também haverá fixação de coroa de flores no monumento de Tiradentes, na Praça Cívica Largo do Sol, e

Outra celebração é o hasteamento de bandeiras de todos os estados do Brasil, numa lembrança às vítimas do coronavírus. 

 

O prefeito Zé Antônio do Pacu (PSDB) afirmou que a cidade pretendia organizar uma cerimônia com várias atrações, mantendo a tradição na cidade: “Estávamos preparando uma grande festa em nosso último ano de administração. Haveria um desfile com a participação das crianças, da Polícia Militar e do exército. Vínhamos fazendo campanhas para que as pessoas comparecessem ao evento e, principalmente, levassem as crianças para que elas pudessem zelar melhor pela nossa pátria”.

 

Mesmo que a celebridade tenha sido simplificada, ele pede que as pessoas sigam a determinação das autoridades de saúde: “Lamentamos muito que o evento seja dessa forma. Mas pedimos as pessoas que fiquem em casa e nos acompanhem pela internet para evitarmos a propagação do coronavírus”.

 

Suspensão do turismo 

Com atividade voltada essencialmente para o turismo, Tiradentes fechou as portas para pessoas de outras cidades evitando o contágio do coronavírus. Vários hoteis e restaurantes paralisaram suas atividades desde então, o que afetou a economia local. Segundo a Associação Empresarial da cidade, pelo menos 80% dos cerca de 1 mil empresários terão problemas para arcar com salários e despesas durante o período da pandemia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)