(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Prefeitura impõe uso de máscara em Pedro Leopoldo e autoriza até prisão

Medida entrará em vigor a partir de segunda-feira. Quem for flagrado sem o item em via pública poderá ser detido pela PM


postado em 11/04/2020 19:52 / atualizado em 11/04/2020 20:12

Por enquanto, a medida está sendo apenas em caráter educativo(foto: Divulgação/Prefeitura de Pedro Leopoldo)
Por enquanto, a medida está sendo apenas em caráter educativo (foto: Divulgação/Prefeitura de Pedro Leopoldo)
Depois de Lagoa Santa, outra cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte instituiu o uso de máscara caseira aos moradores quando estiverem em via pública: Pedro Leopoldo. O prefeito Cristiano Reis assinou o decreto que estipula normas para evitar o contágio do coronavírus. A medida começará a valer na próxima segunda-feira (13).

O decreto é bem semelhante ao que está sendo aplicado em Lagoa Santa: moradores que circularem em vias públicas, que frequentarem comércios essenciais e transporte público terão de utilizar máscara. Funcionários de estabelecimentos, prestadores de serviço e servidores públicos de Pedro Leopoldo também devem fazer uso do item.

A portaria determina ainda que estabelecimentos não permitam a entrada de clientes que não estejam utilizando máscara. Em caso de descumprimento por parte de comerciantes ou de outras pessoas jurídicas, o prazo para regularização estipulado pela administração pública é de 48 horas, sob risco de multa, suspensão dos alvarás e interdição do local.

Há também sanções para moradores que forem flagrados sem o uso de máscaras nas ruas. O decreto prevê que elas podem ser abordadas pela Polícia Militar e conduzidas por estarem infringindo o Art. 268, que trata de crime contra a saúde pública.

A prefeitura ressaltou que as máscaras devem ser de fabricação caseira, com pano dupla face e tecidos como algodão, tricoline, cotton TNT, entre outros. Cada pessoa deve ter três itens. O Executivo municipal recomendou que, ao saírem à rua, os moradores devem portar uma máscara reserva dentro de uma sacola plástica. 

Máscaras cirúrgicas dos tipos N95 e PFF2 devem ser utilizadas, prioritariamente, por profissionais da saúde de centros médicos que estejam na linha de frente do combate ao coronavírus. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo, o município ainda não tem casos confirmados da COVID-19. Entretanto, há 172 suspeições, 15 pacientes descartados com a doença e duas mortes sob investigação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)