(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Prefeitura confirma segunda morte por coronavírus em Divinópolis

Laudo inicial apontou infarto como causa. Vigilância em Saúde paralisou velório, fez a desinfecção e trata o caso como COVID-19


postado em 11/04/2020 19:14 / atualizado em 11/04/2020 23:43

(foto: Divulgação/CSSJ)
(foto: Divulgação/CSSJ)
A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) confirmou neste sábado (11) a morte de um homem de 45 anos por coronavírus (COVID-19) na cidade. Ele era diabético. A causa inicial apontada era parada cardiorrespiratória. Só durante o velório é que veio o diagnóstico para a COVID-19.

O homem morava sozinho no Bairro São Roque e foi encontrado caído, passando mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e ele foi levado para o hospital São João de Deus. Lá, o óbito foi constatado, registrado como parada cardíaca e o corpo liberado para o luto.
 
O caso anda não foi registrado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O boletim do órgão foi divulgado ainda na manhã deste sábado (11), confirmando 17 mortes, antes da constatação da novo óbito. Em relação a sexta-feira (10), aparece apenas a morte de uma mulher, de 46 anos, que não tinha nenhuma comorbidade.

Durante o velório, na comunidade rural de Amadeu Lacerda, é que os familiares relataram os sintomas apresentados pelo paciente ao hospital. Na última semana, ele havia tido tosse, falta de ar e febre, porém, havia se recusado a ir a uma unidade de saúde.

A partir destas informações, o Complexo de Saúde entrou em contato com o serviço funerário para paralisação do velório e a Vigilância em Saúde foi acionada.

Com base nos sintomas e exame clínico, a secretaria classificou a morte como COVID-1. O órgão afirmou que o caso é tratado como confirmado, e não como suspeito.

Uma equipe da Vigilância foi ao local e realizou a desinfecção do espaço. Todos os presentes tiveram os dados colhidos e serão monitorados a partir de agora por telefone. Uma equipe presencial deverá auxiliar no trabalho, por se tratar de zona rural.

Profissionais em quarentena

Em nota, o hospital informou que o paciente foi levado para atendimento com princípio de infarto e que não havia profissionais médicos na ambulância. Embora tenha recebido todos os procedimentos para ressuscitação, o homem não resistiu, tendo como causa apontada infarto. 

Só após a liberação do corpo os profissionais do Complexo de Saúde foram informados pela família que o homem estava há uma semana apresentando os sintomas característicos do novo coronavírus. O hospital trata o caso como suspeito.

“Destacamos que, embora não haja confirmação de COVID-19, a orientação para cancelamento do velório se deu por medida por medida de precaução. Também como forma de prevenção, o Complexo de Saúde afastará temporariamente os profissionais que tiveram contato com o paciente”, informou.
 
O Samu afirmou, no final da noite deste sábado (11), que os primeiros dados clínicos do paciente não eram compatíveis com COVID-19. O atendimento inicial foi feito pela equipe da Unidade de Suporte Básico (USB). O homem tinha alterações críticas nos sinais vitais, mas estava consciente. Na avaliação dos especialistas do Samu, o recomendável era conduzi-lo ao Complexo de Saúde São João de Deus. Porém, ele já chegou praticamente inconsciente e, ao entrar na unidade, teve a parada cardiorrespiratória.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)