(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Justiça do Trabalho determina repasse de R$ 1,4 milhão para testes rápidos em Araguari

Cidade do Triângulo Mineiro tem quatro casos confirmados da doença, cinco óbitos em investigação e já tinha registrado o total de 477 casos suspeitos até essa quinta-feira (9)


postado em 10/04/2020 18:08 / atualizado em 10/04/2020 18:26

(foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação)
A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Araguari, Tânia Mara Guimarães Pena, determinou, em caráter de urgência e em concordância do Ministério Público do Trabalho (MPT), o repasse de R$ 1,417 milhão para a aquisição de testes rápidos da Covid-19 no município. Segundo a administração municipal, até esta quinta-feira, a cidade do Triângulo Mineiro tinha quatro casos de coronavírus confirmados, cinco óbitos em investigação e um total de 477 casos suspeitos.

Os recursos financeiros, que fazem parte de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho contra uma empresa, foram liberados, após audiência virtual, mediante pedido da Prefeitura Municipal da cidade.
Pela decisão, o valor deverá ser destinado integralmente para a compra de testes para diagnóstico da Covid-19. A recomendação é que os exames sejam utilizados prioritariamente na testagem dos profissionais da área de saúde, incluindo, ainda, vigilantes e vigias e o pessoal de limpeza que transitam nas unidades médicas. Ficou determinado também que a prestação de contas será feita mediante a juntada de nota fiscal de compra dos produtos, no prazo de até 30 dias, após efetivado o pagamento aos laboratórios.

Para a juíza, “o necessário agora é criar uma ampla rede de solidariedade, com atuação conjunta dos poderes públicos, embasada em critérios científicos, para a preservação de vidas humanas”. Após a decisão, o prefeito de Araguari, Marcos Coelho, explicou que a medida desafogará o sistema de saúde do município. “Além de ajudar a baixar os números de casos suspeitos, teremos mais precisão no monitoramento da evolução da pandemia na cidade”, disse o prefeito.

Comércio

Conforme decreto da prefeitura da cidade, bares, restaurantes, clubes permacerão fechados por tempo indeterminado. Eventos esportivos e aglomerações também estão proibidos e cirurgias eletivas foram suspensas. 

Já alguns comércios que apresentarem plano de contingência para funcionamento poderão funcionar. Também está permitida a venda de produtos hortifrutigranjeiros em feiras-livres.

Balanço estadual

Subiu para 17 o número de óbitos com diagnóstico confirmado de infecção pelo coronavírus em Minas Gerais. As últimas mortes foram registradas em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, e em Ouro Fino, no Vale do Sapucaí, conforme boletim divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira.  

Os casos de contaminação no estado atingem 698 e outros 57.012 casos suspeitos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)