(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com alta procura por vacinas em BH, Saúde promete abastecimento 'o mais rápido possível'

Alguns centros de saúde registraram faltas pontuais da imunização contra o vírus Influenza. Repasse feito pelo Ministério da Saúde é escalonado


postado em 25/03/2020 13:16 / atualizado em 25/03/2020 13:22

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 18/4/17)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 18/4/17)


O aumento da procura pela vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, em Belo Horizonte, fez com que a dose esgotasse em algumas unidades de saúde da capital. A prefeitura explica que as faltas são pontuais e que o reabastecimento vem sendo feito. 

A reportagem do Estado de Minas recebeu informações de que, desde segunda-feira, início da campanha, centros de saúde dos bairros Nova York, Dom Cabral e Grajaú tiveram períodos de falta da vacina. 

"Com o aumento da procura da vacina, em algumas unidades de saúde e postos extras, podem ocorrer faltas pontuais. Quando isso ocorre, a Secretaria trabalha para fazer o reabastecimento da vacina o mais rápido possível", informou a pasta. 

A Secretaria Municipal de Saúde explica que, por causa da antecipação da campanha, o Ministério da Saúde vem repassando as doses de forma escalonada. "Em Belo Horizonte já está sendo aguardada a entrega de uma nova remessa de vacinas. Assim que as doses chegam para a Secretaria Estadual de Saúde, os municípios são comunicados para fazerem a retirada do produto", detalha. 

A vacina contra a gripe é oferecida em 152 centros de saúde de Belo Horizonte e em outros 43 pontos extras. A primeira etapa é destinada a pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A vacina também será oferecida em unidades da Drogaria Araújo em Belo Horizonte por agendamento. Nesta manhã, quando o cadastro foi aberto, o site registrou instabilidade. A campanha de vacinação vai até 22 de maio. 

Em matéria publicada na segunda-feira no Estado de Minas, o infectologista Dirceu Greco, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), explicou que a imunização contra a influenza pode ajudar a aliviar o sistema de saúde por conta, sobretudo, da pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. “A presença do coronavírus reforça a necessidade da vacina anual, já que estamos suscetíveis às pequenas mudanças sofridas pelo vírus sazonal, da gripe comum. Com a vacina, os idosos diminuem o risco de contrair algo que possa complicar a saúde”, comenta. Dirceu recomenda, ainda, que os idosos verifiquem se têm a indicação de receber a vacina pneumocócica, que atua contra a bactéria responsável por causar doenças como pneumonia e meningite.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)